Receita libera primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2022

Publicado em 24/05/2022 - 09:14 Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Nesta terça-feira, às 10 horas da manhã, a Receita Federal libera a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física de 2022. Este lote também contempla restituições residuais de exercícios anteriores.

São 3.383.969 contribuintes que vão ter o dinheiro depositado na conta bancária no dia 31 de maio. O valor total é de R$ 6,3 bilhões. 

Vale lembrar que o primeiro lote é destinado a contribuintes que têm prioridade legal: idosos acima de 80 anos e aqueles que têm entre 60 e 79 anos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e também quem tem a maior fonte de renda o salário do magistério.

A consulta pode ser feita pela internet, no site www.gov.br/receita federal e também no aplicativo da receita para tabletes ou smartphones.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta-corrente informada na Declaração de Imposto de Renda.

De acordo com a Receita Federal, serão disponibilizados cinco lotes neste ano.

Vale lembrar ainda que o prazo para entregar a declaração do imposto de Renda deste ano termina também no próximo dia 31.

Segundo o último balanço da Receita federal, já foram entregues 25.094.079 declarações, representando cerca de 73% do total das 34,1 milhões de declarações esperadas.

Quem não entregar no prazo está sujeito a multa de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda. A multa mínima é de quase R$ 166.

Edição: Rádio Nacional/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Economia

No Rio, 45 postos de combustíveis são autuados por não descontar ICMS

Dos mais de cem postos de combustíveis fiscalizados pelo Governo do Estado do Rio, nesta segunda-feira, quase a metade, 45, foram autuados por não ter aplicado o desconto devido com a redução da alíquota do ICMS. 

Baixar arquivo
Política

Com certidão, eleitor com pendência pode regularizar outros documentos

Certidão substitui o documento oficial e é solicitada para emitir ou regularizar documentos

Baixar arquivo
Saúde

Casos de síndrome respiratória crescem no país

A análise é referente ao período de 19 a 25 de junho

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Chuvas em Alagoas: 50 municípios estão em situação de emergência

Segundo a Defesa Civil alagoana, algumas rodovias seguem bloqueadas por conta dos estragos

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisadores da UFPE encontram fóssil de um Dilofossauro

O fóssil foi encontrado próximo ao município de Ibimirim, no sertão de Pernambuco, em uma região de rochas conhecidas como Formação Aliança. Essa formação data do período Jurássico, auge da era dos dinossauros.

Baixar arquivo
Cultura

Mostra Internacional Cinema Sem Diferenças será exibida em Niterói-RJ

A mostra traz filmes que envolvem pessoas com deficiência, seja na temática ou na produção. A seleção foi especialmente preparada pela curadoria do Festival Internacional de Cinema sobre Deficiências, de Lyon, no Sul da França.

Baixar arquivo