Nesta terça-feira, às 10 horas da manhã, a Receita Federal libera a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física de 2022. Este lote também contempla restituições residuais de exercícios anteriores.
São 3.383.969 contribuintes que vão ter o dinheiro depositado na conta bancária no dia 31 de maio. O valor total é de R$ 6,3 bilhões.
Vale lembrar que o primeiro lote é destinado a contribuintes que têm prioridade legal: idosos acima de 80 anos e aqueles que têm entre 60 e 79 anos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e também quem tem a maior fonte de renda o salário do magistério.
A consulta pode ser feita pela internet, no site www.gov.br/receita federal e também no aplicativo da receita para tabletes ou smartphones.
O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta-corrente informada na Declaração de Imposto de Renda.
De acordo com a Receita Federal, serão disponibilizados cinco lotes neste ano.
Vale lembrar ainda que o prazo para entregar a declaração do imposto de Renda deste ano termina também no próximo dia 31.
Segundo o último balanço da Receita federal, já foram entregues 25.094.079 declarações, representando cerca de 73% do total das 34,1 milhões de declarações esperadas.
Quem não entregar no prazo está sujeito a multa de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda. A multa mínima é de quase R$ 166.