Comércio carioca espera crescimento de 3% no Dia dos Namorados

Publicado em 01/06/2022 - 17:47 Por Lucas Coelho* - Estagiário da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O comércio carioca espera um crescimento de 3% nas vendas para o Dia dos Namorados, que se comemora em 12 de junho. De acordo com uma pesquisa realizada pelo CDL - Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro -  e o sindicato do setor na capital, entre os produtos mais vendidos já aparecem agasalhos de frio, roupas, tênis, bolsas e acessórios, joias e bijuterias, perfume, lingerie, smartphones, produtos de beleza e as tradicionais flores. As zonas norte e sul cariocas devem registrar o maior movimento.

Ainda segundo a pesquisa, que ouviu cerca de 300 lojistas, eles também estimam que o preço médio do presente por pessoas deve ser de R$ 150 e que os clientes deverão utilizar o parcelamento no cartão de crédito como principal forma de pagamento.

O presidente das duas entidades responsáveis pelo levantamento, Aldo Gonçalves, diz que mesmo com a expectativa de crescimento, os comerciantes admitem que as vendas ainda estarão abaixo de anos anteriores.

Já em âmbito nacional, de acordo com levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e o SPC Brasil em todas as capitais brasileiras, com um público de diferentes faixas econômicas, quase 60% dos entrevistados pretendem comprar presentes, o que aumenta a expectativa de que sejam investidos mais de R$ 18 bilhões de reais na economia, valor próximo de 2021.
Os dados apontaram ainda que 56% dos consumidores pretendem comprar um único presente, enquanto 31% planejam adquirir ao menos dois itens para presentear  pessoa amada.

*Com supervisão de Vitoria Elizabeth

Edição: Vitória Elizabeth / GT Passos

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo