IBGE: desemprego cai para 9,8%; rendimento fica estável

Publicado em 30/06/2022 - 14:42 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A taxa de desemprego do país saiu da casa dos dois dígitos no trimestre encerrado em maio e chegou ao menor valor para este período desde 2015: 9,8%. Em relação ao trimestre anterior, encerrado em fevereiro, a queda chegou a 1,4 ponto percentual e, na comparação com igual período do ano passado, ficou em 4,9.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE. Eles significam que 10,6 milhões de brasileiros estavam a procura de uma vaga de emprego, uma redução de 1,4 milhão frente ao trimestre anterior. E o número de pessoas ocupadas, 97,5 milhões, foi o maior da série histórica, iniciada em 2012, 9,4 milhões a mais do que em maio do ano passado.

A coordenadora de pesquisas por amostra de domicílios do IBGE, Adriana Beringuy, destaca que o crescimento expressivo foi disseminado entre os diversos tipos de ocupação e setores econômicos, mas vem acompanhando a reabertura das atividades com o controle da pandemia de Covid 19.

De acordo com a pesquisa, o número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado subiu 2,8% entre os trimestres avaliados, alcançando 35,6 milhões de pessoas. Mas o contingente sem carteira também subiu 4,3% nesta relação e 23,6% na comparação com o ano passado, chegando a 12,8 milhões de brasileiros, maior quantidade desde o início da série histórica. Já os trabalhadores por conta própria somaram 25,7 milhões.

Com isso a taxa de informalidade, estável na passagem entre trimestres, foi maior do que em maio do ano passado: 40,1%.

Ainda de acordo com a Pnad Contínua, o rendimento real habitual no país caiu 7,2% em um ano e foi apurado em R$ 2.613.

Edição: Leila dos Santos / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

Rio: Comissão da Câmara nega recurso do vereador Gabriel Monteiro

A Comissão de Justiça e Redação da Câmara do Rio de Janeiro negou o recurso apresentado pelo vereador Gabriel Monteiro em que alega irregularidades na fase de instrução do processo no Conselho de Ética.

Baixar arquivo
Geral

Frente fria avança pelo litoral da região Sudeste

A frente é acompanhada por uma massa de ar polar que reduziu as temperaturas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina em até 10 ºC.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa libera uso obrigatório de máscaras em aviões e aeroportos

A análise técnica da Anvisa apontou que a flexibilização do uso de máscaras não vai resultar em um aumento no número de mortes pela doença.

Baixar arquivo
Economia

Consórcio privado vence leilão para gerir 454 km de rodovias em MG

O consórcio formado pelas empresas Equipav e Perfin arrematou em pouco mais de R$ 377 milhões o valor da concessão. Grupo já havia vencido outro leilão na semana passada. 

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Estudo revela quais insumos da amazônia são mais pesquisados no país

Açaí, tucumã e buriti são os que mais apareceram em pesquisas científicas publicadas nos últimos cinco anos por instituições de pesquisa brasileiras sobre matérias-primas da região, segundo a empresa World-Transforming Technologies.

Baixar arquivo
Esportes

Tenista Bia Haddad sofre derrota no 1º Jogo do WTA 1000 de Toronto

E no dia 27 de agosto, Berlim na Alemanha recebe o Mundial IAU de 100 quilômetros. Para representar o Brasil, a Confederação Brasileira de Atletismo convocou dez atletas, cinco no naipe feminino e cinco no masculino.

Baixar arquivo