O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), medido pela Fundação Getúlio Vargas, fechou maio com inflação de 0,50%. A taxa é inferior às observadas tanto no mês de abril anterior, quando ficou em 1,08%, quanto em comparação àquela verificada em maio do ano passado, de 0,81%.
Com o resultado, o IPC-S acumula inflação de 10,28% em 12 meses. O indicador da FGV funciona como uma das prévias que sinalizam qual deve ser o resultado da inflação oficial do país.
A desaceleração do último mês, segundo a Fundação, se deve ao comportamento de quatro das oito classes de despesas analisadas pela pesquisa que tiveram queda nas taxas na passagem de abril para maio. Os itens do grupo Alimentação, por exemplo, que tinham subido 1,58% no último levantamento, agora avançaram 0,45%. A categoria transportes também subiu menos, mas ainda assim os preços avançaram 1,02% no mês passado.
Os outros grupos que registraram inflação menor foram saúde e cuidados pessoais e vestuário. Além disso, duas classes de despesa registraram deflação pelo segundo mês consecutivo: habitação, com queda acentuada de 1,37%, e comunicação, com recuo de 0,14%.
Por outro lado, os dois grupos que tiveram aumento da taxa foram educação, leitura e recreação, que já tinha subido 2,51% em abril e agora encareceu mais 3,12%, e despesas diversas, com alta de 0,91.
![Divulgação/Porto de Santos O Porto de Santos responde por quase 30% da balança comercial do país. Importação, exportação, balança comercial, porto, navio, container, comércio exterior - Foto: Divulgação/Porto de Santos](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ricardo Stuckert/PR Paramirim (BA), 07/02/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em visita à Estação de Tratamento de Água de Paramirim. Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Thiago Ribeiro/CBF/Direitos Reservados sorteio dos confrontos da terceira fase da copa do brasil - em 17/04/2024](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) - 26/12/2024 - 100 fotos melhores de 2024, retrospectiva - Foto feita em 08/03/2023 - Ato denúncia em frente à Câmara Municipal, organizado pelo campanha Levante Feminista contra o Feminicídio, colocarão 210 cruzes nas escadarias do Palácio Pedro Ernesto, simbolizando cada uma das 111 mulheres assassinadas no estado em 2022 e as 99 mulheres assassinadas em 2023. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Walterson Rosa/MS Rio de Janeiro (RJ), 07/02/2025 - A ministra da saúde, Nísia Trindade, durante visita ao hospital federal do Andaraí. Foto: Walterson Rosa/MS](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP) 07/02/2025 - Acidente envolvendo um avião de pequeno porte que caiu na avenida Marquês de São Vicente, após decolar do Campo de Marte.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)