Instituições se manifestam sobre mortes de Bruno e Dom Phillips no AM

Publicado em 16/06/2022 - 23:23 Por Beatriz Arcoverde* - Editora da Radioagência Nacional - Brasília

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux, demonstrou pesar diante da confirmação dos assassinatos do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, correspondente do jornal The Guardian no Brasil . Fux informou que o caso será acompanhado por um grupo de trabalho do conselho. 

A Fundação Nacional do Índio (Funai)  divulgou nota de pesar sobre o falecimento de Bruno Pereira e Dom Philips.

Sobre Bruno Pereira, que fazia parte dos quadros da instituição desde 2010 e foi coordenador-geral de Índios Isolados e de Recente Contato, a Funai comenta que o servidor deixa um imenso legado para a política de proteção de indígenas isolados e de recente contato.

Segundo o órgão, o indigenista era considerado uma referência por colegas e por indígenas, com os quais construiu uma relação de amizade ao longo dos anos.

A Funai também se solidarizou com a família e amigos do jornalista britânico.

Em resposta à nota de pesar emitida pela Funai, o presidente Jair Bolsonaro manifestou condolências às famílias das vítimas.

Em nota, a Câmara de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais do Ministério Público Federal  declarou que o Estado brasileiro não pode tolerar atos de violência contra defensores dos direitos humanos. 

Na quarta-feira, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também manifestou pesar pelas vítimas e disse que em respeito às vitimas, à Amazônia e à liberdade de imprensa, ele espera que todos os criminosos envolvidos sejam punidos com o rigor da lei.

*Com informações da Agência Brasil

Edição: Agência Brasil

Últimas notícias
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo