Em junho, balança comercial registra saldo positivo de U$ 8,8 bilhões

Publicado em 01/07/2022 - 22:40 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Brasil exportou mais de U$ 32,7 bilhões em produtos ao longo do mês passado. E comprou de outros países quase U$ 24 bilhões. A diferença entre os dois valores é a chamada balança comercial e, em junho, teve saldo positivo de U$ 8,814 bilhões.

O subsecretário de Inteligência e Estatísticas de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Herlon Brandão, afirmou que nunca o país exportou tanto em um único mês.

Dos três setores econômicos monitorados pela balança comercial, a indústria de transformação foi o único a ter aumento nas exportações em junho. É aquela atividade industrial que transforma a matéria prima em um produto.

De acordo com o subsecretário Herlon Brandão, o aumento dos preços na agricultura e na indústria extrativa acabaram compensando a queda na quantidade vendida para outros países.

No primeiro semestre deste ano, a balança comercial passou dos U$ 34 bilhões. Valor 7,6% menor em comparação com os primeiros seis meses do ano passado.

O Ministério da Economia prevê que, durante o segundo semestre, o Brasil aumente consideravelmente a importação de produtos. Por isso, o saldo da balança comercial para este ano, que estava previsto para ficar na casa dos  U$ 111 bilhões, agora deve fechar 2022 em pouco mais de U$ 81 bilhões.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Prefeitura de SP vai ampliar testes com faixas exclusivas para motos

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) autorizou a prefeitura de São Paulo a ampliar o número de vias com a Faixa Azul.

Baixar arquivo
Economia

Infraestrutura MG vence leilão de concessão de 627 Km em Minas Gerais

O grupo venceu a disputa oferecendo um desconto de 0,1% sobre o valor de pedágio nas estradas concedidas. Os trechos leiloados estão localizados na região do Triângulo Mineiro.

Baixar arquivo
Segurança

"Dia D" de combate à violência contra mulher cumpre 38 mandados no RJ

Ação marca os 16 anos da Lei Maria da Penha e teve o objetivo de combater crime de perseguição e violência psicológica, além de reforçar a importância das mulheres estarem alertas a outros tipos de crimes, que antecedem o feminicídio.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Anvisa restringe uso do agrotóxico carbendazin aos estoques existentes

A decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária concluiu a reavaliação desse ingrediente utilizado no tratamento de sementes de arroz, feijão, milho e também em folhas de algumas lavoura.

Baixar arquivo
Política

Presidente se reúne com representantes de bancos na sede da Febraban

Os ministros Paulo Guedes, da Economia, e Ciro Nogueira, da Casa Civil também participaram do almoço nesta segunda-feira (08), em São Paulo. 

Baixar arquivo
Geral

Após pandemia, Rio cria o Dia do Reencontro com ponto facultativo

A transformação do dia 02 de setembro em data especial considera que a flexibilização possibilitou a retomada das atividades na cidade, inclusive com a realização de grandes eventos.

Baixar arquivo