Mercado de aviação cresce no Brasil, mas segue abaixo da pré-pandemia

Publicado em 02/07/2022 - 17:31 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O mercado da aviação civil no Brasil cresceu em maio deste ano se comparado com maio de 2021, mas continua abaixo do período pré-pandêmico. 

Ao todo, 6 milhões e 400 mil passageiros voaram no mercado doméstico brasileiro em maio deste ano. O número representa 10% menos que o mês de maio de 2019, ou seja, antes da pandemia. Por outro lado, essa demanda de passageiros foi 75% maior que em maio do ano passado.

O transporte de cargas e correio pelas vias aéreas também cresceu em relação a maio de 2021 em 16%, mas ainda está 6% abaixo do total transportado em maio de 2019, antes da Covid-19.

O único indicador que superou o período anterior à pandemia foi o da oferta de passagens no mercado doméstico, que aumentou 6% em relação a 2019. Mas a demanda não acompanhou o aumento dessa oferta, com 75% dos assentos ocupados em maio, uma redução de 8% na ocupação total das aeronaves em relação a maio de 2021.

Já o número de brasileiros que viajaram de avião para o exterior em maio foi o maior desde o início da pandemia, mais de 1 milhão e 200 mil passagens vendidas. Mas, ainda assim, esse total foi 36% menor que em maio de 2019.

 

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

Rio: Comissão da Câmara nega recurso do vereador Gabriel Monteiro

A Comissão de Justiça e Redação da Câmara do Rio de Janeiro negou o recurso apresentado pelo vereador Gabriel Monteiro em que alega irregularidades na fase de instrução do processo no Conselho de Ética.

Baixar arquivo
Geral

Frente fria avança pelo litoral da região Sudeste

A frente é acompanhada por uma massa de ar polar que reduziu as temperaturas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina em até 10 ºC.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa libera uso obrigatório de máscaras em aviões e aeroportos

A análise técnica da Anvisa apontou que a flexibilização do uso de máscaras não vai resultar em um aumento no número de mortes pela doença.

Baixar arquivo
Economia

Consórcio privado vence leilão para gerir 454 km de rodovias em MG

O consórcio formado pelas empresas Equipav e Perfin arrematou em pouco mais de R$ 377 milhões o valor da concessão. Grupo já havia vencido outro leilão na semana passada. 

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Estudo revela quais insumos da amazônia são mais pesquisados no país

Açaí, tucumã e buriti são os que mais apareceram em pesquisas científicas publicadas nos últimos cinco anos por instituições de pesquisa brasileiras sobre matérias-primas da região, segundo a empresa World-Transforming Technologies.

Baixar arquivo
Esportes

Tenista Bia Haddad sofre derrota no 1º Jogo do WTA 1000 de Toronto

E no dia 27 de agosto, Berlim na Alemanha recebe o Mundial IAU de 100 quilômetros. Para representar o Brasil, a Confederação Brasileira de Atletismo convocou dez atletas, cinco no naipe feminino e cinco no masculino.

Baixar arquivo