Cerca de 20% das exportações do país são produzidas na Amazônia Legal

Publicado em 12/08/2022 - 15:35 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os produtos da Amazônia brasileira têm apelo, mas o espaço no mercado mundial está abaixo do potencial. Essa é uma das conclusões de um estudo da ApexBrasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

O levantamento avaliou produtos que já são os mais exportados pelos estados da região, entre eles feijão, guaraná, açaí, castanhas, café e peixes. São produtos especializados da Amazônia Legal, explica a analista de Inteligência de Mercado da ApexBrasil, Luíza Olmedo.

Num cenário geral, os produtos amazônicos brasileiros têm uma participação em média de menos de 1% no mercado internacional. Outro ponto, é que quase metade das exportações vão para América do Sul, mas os produtos ainda não chegam aos grandes importadores. O interesse por produtos sustentáveis segue em alta e eles podem ser uma alternativa para os produtores brasileiros, diz a analista Luíza Olmedo.

O estudo identificou os Estados Unidos, a Alemanha, o Japão, a China e a Colômbia como destinos com forte potencial para os produtos amazônicos do Brasil.

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo