Desemprego registra queda em 22 unidades da federação

Publicado em 12/08/2022 - 16:25 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O desemprego caiu em 22 unidades da federação no 2º trimestre deste ano, na comparação com igual período anterior, refletindo a redução do índice nacional, que recuou de 14,2 para 9,3%. Nos outros cinco locais houve estabilidade: Distrito Federal, Amapá, Ceará, Mato Grosso e Rondônia. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, e foram divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE.

A maior redução foi registrada em Pernambuco, 3,5 pontos percentuais. Mesmo assim o estado do Nordeste continuou registrando a segunda maior taxa do país, com 13,6% da população em idade de trabalhar desempregada.  Apenas a Bahia tem uma parcela maior: 15,5%. O terceiro lugar também fica na região Nordeste: Sergipe com 12,7. Já as menores taxas foram registradas em Santa Catarina, com 3,9%, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

As diferenças regionais também continuam em outras análises do mercado de trabalho brasileiro a informalidade, por exemplo, chegou próxima de 62% no Pará, 22 pontos percentuais acima da média nacional, mas foi quase o dobro do verificado no Distrito Federal, 31,2%.

De acordo com a gerente da pesquisa Adriana Beringuy isso está relacionado com características econômicas e cada local.

Outro dado mostra ainda que no Piauí, mais de 42% dos trabalhadores estavam subutilizados no trimestre encerrado em junho. Essa categoria reúne desempregados, pessoas que trabalham menos horas do que gostariam e aquelas que tem potencial para trabalhar, mas não estão em busca de uma vaga. Já em Santa Catarina, essa taxa alcançou  apenas 7%.

A PNAD também trouxe recortes por grupos sociais que mostram diferenças significativas por cor ou raça. Entre abril e junho, 7,3% das pessoas brancas estavam desempregadas, frente 11,3% dos pretos e 10,8% das pessoas pardas. A disparidade de rendimentos foi ainda maior, e a cada 1 real recebido por um trabalhador branco, pretos e pardos tiveram em média 59 centavos.

A desigualdade de gênero também prevalece e enquanto as taxas de desocupação dos homens ficou em 7,5%, a das mulheres chegou a 11,6,  mesmo depois de uma redução de 2,2 pontos percentuais entre os semestres. E enquanto eles receberam em média 2917 reais por mês, elas ganharam menos de 2300.

Já a análise por níveis de instrução, mostra que o desemprego é maior entre os brasileiros com ensino médio incompleto, compondo uma taxa de 15,3%, mais do que o triplo da verificada entre aqueles com nível superior completo, que ficou em 4,7%.

 

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo