O desemprego caiu em 22 unidades da federação no 2º trimestre deste ano, na comparação com igual período anterior, refletindo a redução do índice nacional, que recuou de 14,2 para 9,3%. Nos outros cinco locais houve estabilidade: Distrito Federal, Amapá, Ceará, Mato Grosso e Rondônia. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, e foram divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE.
A maior redução foi registrada em Pernambuco, 3,5 pontos percentuais. Mesmo assim o estado do Nordeste continuou registrando a segunda maior taxa do país, com 13,6% da população em idade de trabalhar desempregada. Apenas a Bahia tem uma parcela maior: 15,5%. O terceiro lugar também fica na região Nordeste: Sergipe com 12,7. Já as menores taxas foram registradas em Santa Catarina, com 3,9%, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
As diferenças regionais também continuam em outras análises do mercado de trabalho brasileiro a informalidade, por exemplo, chegou próxima de 62% no Pará, 22 pontos percentuais acima da média nacional, mas foi quase o dobro do verificado no Distrito Federal, 31,2%.
De acordo com a gerente da pesquisa Adriana Beringuy isso está relacionado com características econômicas e cada local.
Outro dado mostra ainda que no Piauí, mais de 42% dos trabalhadores estavam subutilizados no trimestre encerrado em junho. Essa categoria reúne desempregados, pessoas que trabalham menos horas do que gostariam e aquelas que tem potencial para trabalhar, mas não estão em busca de uma vaga. Já em Santa Catarina, essa taxa alcançou apenas 7%.
A PNAD também trouxe recortes por grupos sociais que mostram diferenças significativas por cor ou raça. Entre abril e junho, 7,3% das pessoas brancas estavam desempregadas, frente 11,3% dos pretos e 10,8% das pessoas pardas. A disparidade de rendimentos foi ainda maior, e a cada 1 real recebido por um trabalhador branco, pretos e pardos tiveram em média 59 centavos.
A desigualdade de gênero também prevalece e enquanto as taxas de desocupação dos homens ficou em 7,5%, a das mulheres chegou a 11,6, mesmo depois de uma redução de 2,2 pontos percentuais entre os semestres. E enquanto eles receberam em média 2917 reais por mês, elas ganharam menos de 2300.
Já a análise por níveis de instrução, mostra que o desemprego é maior entre os brasileiros com ensino médio incompleto, compondo uma taxa de 15,3%, mais do que o triplo da verificada entre aqueles com nível superior completo, que ficou em 4,7%.
![Joédson Alves/Agência Brasil Maceió (AL) 18/12/2023 – Centro integrado de monitoramento e alerta da Defesa Civil, agentes de plantão atendem os chamados da população e monitoram o tempo em toda a capital, para enviar alertas, quando necessário.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![José Cruz/Agência Brasil Dinheiro, Real Moeda brasileira](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Melina Mara/Proibida reprodução Washington , DC - January 20: Newly sworn-in President Donald Trump takes part in a signing ceremony in the President’s Room following the 60th inaugural ceremony on January 20, 2025, at the US Capitol in Washington, DC. Trump became the 47th president of the United States in a rare indoor inauguration ceremony. Also in attendance are: Senate Majority Leader Sen. John Thune (R-S.D.), Senate Minority Leader Sen. Chuck Schumer (D-N.Y.), Sen. Deb Fischer (R-Nebraska), Sen. Amy Klobuchar (D-Minn.), newly sworn-in Vice President JD Vance, Melania Trump, House Speaker Mike Johnson (R-La.), House Majority Leader Steve Scalise (R-La.) and House Minority Leader Hakeem Jeffries (D-N.Y.). Reuters/Melina Mara/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![ABIR SULTAN/Pool via REUTERS/Proibida reprodução Benjamin Netanyahu em Tel Aviv
31/12/2023 ABIR SULTAN/Pool via REUTERS](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Pedro Souza/Atletico Cuca deixa o comando do Atlético-MG
Foto: Pedro Souza / Atlético](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![José Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 21/01/2025 - O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião para tratar sobre questões ambientais e definir o presidente da COP30, André Corrêa do Lago. Foto: José Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)