Petrobras reduz preço da gasolina de aviação

Publicado em 30/08/2022 - 09:37 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Petrobras reduziu em 15,7% o preço da gasolina de aviação para venda às distribuidoras. Esta é a segunda queda seguida no preço do combustível, usado geralmente em aviões de pequeno porte que têm motores com ignição por centelha. No início do mês, houve uma redução de 5,7%. O novo valor passa a vigorar a partir desta quinta-feira, dia primeiro de setembro.

De acordo com nota divulgada pela companhia, as correções no preço são feitas mensalmente, definidas por meio de fórmula contratual negociada com as distribuidoras. 

Ainda segundo a Petrobras, esses valores acompanham as variações do valor do produto e da taxa de câmbio, para cima ou para baixo. A correção mensal visa a conter a volatilidade diária da moeda e das cotações internacionais.

A estatal ressalta que não detém o monopólio da venda do produto e que o mercado brasileiro é aberto à livre concorrência. Logo, as distribuidoras e revendedoras, que são os responsáveis pelas instalações nos aeroportos e pelos serviços de abastecimento das aeronaves, podem comprar o combustível de outros produtores ou importadores.

Há alguns dias, a estatal já havia anunciado a redução de 10,4% no preço de outro combustível usado pela aviação, o querosene. Ele é utilizado em aviões e helicópteros com motores à turbina, e por isso é o mais demandado no transporte aéreo. O novo valor de venda às distribuidoras também começa a valer a partir desta quinta-feira.

Edição: Leila Santos/ Renata Batista

Últimas notícias
Internacional

Opositor venezuelano Edmundo González chega para asilo na Espanha

O ex-candidato da oposição, Edmundo González, decolou de Caracas, deixando a Venezuela, com destino à Espanha nesse sábado (8), segundo comunicado oficial do próprio governo espanhol. González foi em um avião da Força Aérea Espanhola.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Feminicídio zero é tema de acordo entre escolas de samba e Embratur

Uma parceria inédita acaba de se formar para o enfrentamento da violência contra mulheres no Carnaval. Os principais objetivos são prevenir, além de feminicídios, tratamento que as coloquem em lugar de objeto.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil bate recorde de medalhas nas Paralimpíadas de Paris 2024

Dia histórico para o Brasil nas Paralimpíadas de Paris, na França. Neste 7 de setembro o país atingiu o maior número de medalhas em uma única edição dos jogos. O recorde era de 72 medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e Tóquio 2020. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Movimentos sociais realizam o 30º Grito dos Excluídos em Brasília

Um dos temas é o alerta ao desrespeito ao uso do Fundo Eleitoral para as candidaturas femininas negras, disse a pastora Val Moraes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Relatório do Cemaden alerta para estiagem severa no país

Um relatório divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) revela um cenário preocupante de estiagem severa que atinge as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país.

Baixar arquivo
Geral

Desfile de 7 de setembro atrai milhares à Esplanada em Brasília

Milhares de pessoas encheram a Esplanada dos Ministérios para acompanhar o desfile de 7 de setembro, em comemoração aos 202 anos da independência do país. A expectativa da organização era de cerca de 30 mil pessoas.

Baixar arquivo