Senacon pede esclarecimentos sobre aumento de 30% no preço do leite

Publicado em 05/08/2022 - 16:25 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com alta acumulada em quase 30% no preço do leite, oito indústrias de laticínios têm até a próxima semana para prestar esclarecimentos ao Ministério da Justiça. A Senacon, Secretaria Nacional do Consumidor, quer saber o porquê da alta dos preços e se os fabricantes utilizam soro de leite, que é o líquido que sobra da fabricação de queijos, para produzir bebidas lácteas.

Foram acionadas pela entidade de defesa do consumidor as empresas: Danone, Italac, Lactalis, Piracanjuba, Laticínios Porto Alegre, Nestlé, Quatá e Vigor.

As empresas foram notificadas pela Senacom, no início desta semana, e devem informar se os consumidores têm informações claras sobre a composição dos produtos, os valores nutricionais e o conteúdo dos rótulos. Isso porque é comum o cliente confundir, no ato da compra, o leite com a bebida láctea, que costuma ser mais barata e costuma ter a embalagem parecida, ou igual.

O Ministério da Justiça leva em conta a quantidade de reportagens, na imprensa, que abordam a falta de informação para os clientes que acabam levando a bebida láctea, por engano, achando ser leite, que tem maior valor nutricional.

O órgão ainda considera o último levantamento do IBGE, que aponta alta acumulada superior a 29% no preço do leite longa vida nos últimos doze meses e alta superior a 28%, desde o começo do ano.

As oito empresas podem ser multadas em até R$ 13 milhões, se forem condenadas em processo administrativo.

Em nota, a empresa Danone informa que não foi notificada oficialmente, até o fechamento desta reportagem, e que “tem altos padrões de ética e transparência em toda as suas práticas”. Ainda não tivemos retorno das fabricantes Lactalis, Piracanjuba, Laticínios Porto Alegre e Nestlé.

Também, até o final dessa reportagem não conseguimos contato com as empresas Italac, Quatá e Vigor.

Edição: Paula de Castro / GT Passos

Últimas notícias
Direitos Humanos

Rio lança o "Ouvidoria Mulher" para vítimas de violência doméstica

O serviço, lançado nesta quarta-feira (10),  faz parte das ações do Ministério Público do Estado, para marca o mês de agosto, em que se comemora os 16 anos da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Geral

PF faz ação contra organização que fraudava planos de saúde no RJ

Os investigadores estimam que em cinco anos, a partir de 2014, a gestão de uma operadora de plano de saúde de servidores públicos causou um prejuízo da ordem de R$ 664 milhões.

Baixar arquivo
Geral

PF prende homem acusado de roubar bitcoins nos EUA

Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão; e um mandado de prisão preventiva na cidade de Imperatriz, sul do estado.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Lei em Salvador dará multa para quem intimidar mulheres na cidade

Ela estabelece sanções para quem cometer assédio contra mulheres, ou que as exponham publicamente a qualquer tipo de constrangimento, no âmbito da incidência, ou não, da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça aceita denúncia contra dona de asilo por maus-tratos

Vanessa da Silva Ferro de Souza é proprietária e administradora da casa de repouso para idosos Laço de Ouro, na zona oeste do Rio, onde um paciente da instituição morreu.

Baixar arquivo
Esportes

Etapa do Taiti define últimas vagas para Finals do Circuito de Surfe

Filipe Toledo, que lidera o ranking mundial, competirá na quarta bateria da primeira fase

Baixar arquivo