Quase metade dos bares e restaurantes do país já conseguiu se recuperar dos prejuízos causados pelos primeiros anos da pandemia de covid-19, segundo uma pesquisa realizada pela Abrasel, a Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes.
Durante esse período, para evitar o aumento de casos da doença, esses estabelecimentos permaneceram fechados por causa das medidas de distanciamento e isolamento social.
O estudo realizado no fim de agosto apontou que 45% dessas empresas já trabalham com lucro. Em junho, esse índice era de 37%.
Os estabelecimentos que ainda trabalham com prejuízo também caíram de 26% para 19%, no final de agosto — que, segundo a Abrasel, é o menor patamar desde o início da pandemia.
De acordo com a entidade, a recuperação dos bares e restaurantes também é percebida na intenção de contratar: 38% desses estabelecimentos pretendem admitir novos funcionários até o fim do ano. Outros 54% esperam manter o quadro atual de funcionários, e 7% dizem que podem demitir trabalhadores até dezembro.
A Abrasel também destacou que 8 em cada 10 bares e restaurantes estão no regime do simples nacional. A inadimplência tributária dessas empresas caiu de 42 para 36% entre junho e agosto deste ano.