No primeiro semestre deste ano, o número imóveis novos vendidos no Brasil cresceu 18% em relação ao mesmo período do ano passado. É o que mostra o levantamento da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), que registrou a venda de quase 88 mil unidades entre janeiro e junho deste ano.
Esse aumento de negócios fechados para realização do sonho da casa própria pode ser explicado por três fatores, destacados pelo presidente da ABRAINC, Luiz França.
O levantamento ainda mostra que, no primeiro semestre de 2022, foram mais de 62 mil unidades lançadas para venda: 3% a mais que o primeiro semestre do ano passado. Já as vendas de imóveis de médio e alto padrão mais que dobraram entre os dois períodos comparados.
Luiz França classifica o atual momento como bom para a compra de um imóvel, mesmo diante do aumento das taxas de juros.
A ABRAINC também identificou crescimento de 2% nas vendas de imóveis do programa habitacional Casa Verde Amarela. No entanto, os lançamentos de unidades à venda caíram 5% entre os primeiros semestres de 2021 e de 2022.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Sam Balye/Unsplash Alunos em sala de aula. Foto: Sam Balye/Unsplash](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 28/09/2024 - Entidades fazem manifestação pela legalização do aborto em frente ao MASP. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil São Paulo (SP),21/03/2023 - A estudante Kethely Amanda Gomes recebe doação de peruca da Cabelegria no Instituto do Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Carlos Moura/STF Brasília (DF), 23.11.2023 – Sessão plenária do Supremo Tribunal Federal (STF). Foto: Carlos Moura/STF](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Cerimônia de entrega de itens de segurança para 23 estados e o Distrito Federal. Os bens, que fazem parte do acervo da Força Nacional de Segurança Pública.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)