Mais de 100 postos de combustível serão fiscalizados no Rio de Janeiro

Publicado em 20/09/2022 - 11:30 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Cento e vinte estabelecimentos são o alvo da operação esta semana e vão receber a visita de fiscais e agentes da segurança pública para verificar a qualidade dos combustíveis, a validade dos produtos, a aferição das bombas de abastecimento, a regularidade da emissão de notas fiscais e a transparência na divulgação dos preços ao consumidor, além do cumprimento das normas de segurança.

A Operação Petróleo Real é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio das secretarias de Operações Integradas e Nacional do Consumidor. E, de acordo com o ministro da Justiça, Anderson Gustavo Torres, também serão averiguadas possíveis infrações administrativas e criminais, como, por exemplo, a formação de cartel.

A operação acontece até a próxima quinta-feira, dia 22, na capital e nos municípios de São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Itaboraí, Maricá, Resende, São João de Meriti, Niterói, Cabo Frio, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Araruama e Petrópolis. A primeira fase dessa operação integrada aconteceu no Distrito Federal nos dias 10, 11 e 12 de agosto. Foram fiscalizados 93 postos de combustíveis, e feitas 136 autuações.

Desde o dia 11 de julho, o Ministério da Justiça já recebeu 1.930 denúncias. Os estados com mais reclamações são Acre e São Paulo, enquanto Amapá e Roraima foram os que menos registraram reclamações dos consumidores. Além dessa ação coordenada pelo Ministério da Justiça, a ANP, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, em parceria com outros órgãos, tem feito semanalmente operações de fiscalização no mercado de combustíveis. A última, na semana passada, aconteceu em 14 estados. As multas aplicadas aos estabelecimentos com irregularidades variam de R$ 5 mil a R$ 5 milhões.

Edição: Leila dos Santos / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

SP e MG registram casos de febre amarela

O Ministério da Saúde emitiu um alerta pedindo que estados e municípios comuniquem casos suspeitos da doença com a maior agilidade possível.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Cerca de 43 milhões de pessoas passam fome na América Latina e Caribe

Relatório apresentado pela Cepal aponta que o custo para acabar com a fome e a desnutrição é menor do que o valor gasto pela falta de ação contra esses problemas.

Baixar arquivo
Educação

Governo quer Juros por Educação para renegociar dívidas dos estados

A medida prevê a redução da taxa de juros real de débitos em troca da ampliação das vagas de ensino médio profissionalizandes. Alguns governadores já sinalizaram discordância. 

Baixar arquivo
Educação

Mais seis instituições federais de ensino aderem à greve

Professores e técnicos de mais de 35 unidades de ensino estão parados. As categorias rejeitaram a proposta feita pelo governo, de zero reajuste para este ano e 9% para 2025.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Embrapa comprova que cafeicultura em Rondônia não desmata floresta

Pesquisador da Embrapa destaca que a exigência legal pela preservação ambiental por parte de quem compra o café foi fundamental para que o desmatamento não avançasse na região. 

Baixar arquivo
Geral

Tutores de pets fazem manifestação em aeroportos de São Paulo

Ao lado de seus pets, manifestantes pediam por mais segurança no transporte de animais. As discussões no Congresso Nacional para uma futura "Lei Joca" já começaram.

Baixar arquivo