Número de cervejarias no Brasil registrou alta de 12% em 2021

Publicado em 01/09/2022 - 20:45 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O número de cervejarias no Brasil cresceu 12% em 2021. Em todo o país são 1.549 fabricantes de cervejas registrados. Em 2020, eram 1.383.

A informação está no Anuário da Cerveja 2021, produzido pelo Sindicerv, o Sindicato da Indústria da Cerveja, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária.

No ano 2000, havia apenas 40 cervejarias em todo país. Um número quase 39 vezes menor que o atual. Hoje, 672 cidades têm pelo menos uma fábrica instalada.

Mais de 8 a cada 10 empresas estão na região Sul e Sudeste. São Paulo encabeça o ranking com 340 estabelecimentos.

Já a maior proporção de cervejarias por habitante está em Santa Catarina. Uma para cada 37 mil habitantes. A média nacional é de uma para cada 137 mil.

A maior mudança foi o avanço das microcervejarias. Empresas menores, com produtos diferenciados.

Glauco Bertoldo, diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Ministério da Agricultura diz que a mudança também impactou a balança comercial. O consumidor brasileiro está deixando de comprar cervejas importadas porque já consegue ter acesso a uma maior variedade de tipos e sabores da bebida de produção nacional.

A pandemia também mudou o perfil do consumo. O brasileiro está consumindo mais cerveja dentro de casa e, apesar de o ano ter começado com um faturamento modesto, Luiz Nicolaewsky, diretor superintendente do Sindicerv, aposta que a Copa do Mundo vai ajudar a fechar 2022 em alta.

O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Em 2021 foram produzidos mais de 14 bilhões de litros de cerveja.

Edição: Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Governo anuncia construção de primeiro hospital indígena no país

A nova unidade vai atender o povo Yanomami, em Boa Vista, Roraima.

Baixar arquivo
Política

Antony Blinken afirma que foco em Gaza está na libertação dos reféns

O chefe da diplomacia americana, o secretário de Estado, Antony Blinken, falou com a imprensa após participar da primeira reunião de chanceleres do G20 sob a presidência do Brasil, realizada no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

Escolas brasileiras estão banindo venda de alimentos ultraprocessados

As iniciativas tentam diminuir o consumo desses produtos no ambiente escolar e estimular a alimentação saudável das crianças. Os alimentos ultrapocessados têm altos índices de açúcar, sal, gorduras e aditivos, como corantes, aromatizantes e adoçantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Autoridades políticas repercutem posse de Flávio Dino no STF

Flávio Dino vai herdar mais de 340 processos da ministra aposentada Rosa Weber, entre eles ações que envolvem a pandemia de covid-19, indulto natalino e a questão do aborto. 

Baixar arquivo
Justiça

Flávio Dino toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal

O evento foi disputado e contou com a presença do presidente Lula e do vice-presidente, Geraldo Alckmin, além dos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados. Dino ocupa a vaga deixada pela ministra Rosa Weber e vai integrar a Primeira Turma do STF

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: mina desaba na Venezuela e Rafah tem 97 mortes em 24h

Palestinos na cidade de Rafah afirmam que a última noite foi uma das piores desde o início dos bombardeios em Gaza. Organização Médicos sem Fronteiras critica Estados Unidos por terem vetado, pela terceira vez, no Conselho de Segurança das Nações Unidas, uma resolução exigindo cessar-fogo imediato

Baixar arquivo