PIB registra alta de 1,2% no segundo trimestre deste ano

Publicado em 01/09/2022 - 13:03 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O aumento do consumo das famílias, a retomada dos serviços presenciais, com destaque para eventos, restaurantes e hotéis, e o avanço dos transportes de carga e de passageiros puxaram pra cima os resultados da economia brasileira no segundo trimestre deste ano na comparação com o trimestre anterior.

O PIB, Produto Interno Bruto, que é a soma dos bens e serviços produzidos no país, cresceu 1,2% nesta comparação. Foi o quarto resultado positivo consecutivo do indicador após o recuo de 0,3% no segundo trimestre do ano passado.

Os dados do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, divulgado nesta quinta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mostram, ainda, que este resultado fez o PIB avançar 2,5% no primeiro semestre do ano. Com isso, a atividade econômica do país está 3,0% acima do patamar pré-pandemia, registrado no quarto trimestre de 2019, e atinge o segundo patamar mais alto da série, atrás apenas do alcançado no primeiro trimestre de 2014.

A coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, explicou que no segundo trimestre de 2022, os três setores componentes do PIB apresentaram resultado positivo, na comparação com o trimestre anterior, sendo que a maior contribuição veio de Serviços, que tem peso de 70% na economia, com alta de 1,3%.

A Indústria cresceu 2,2% e a Agropecuária, 0,5%, refletindo a queda na produção da soja, a maior cultura do país, por causa dos problemas climáticos nas regiões produtoras.

De acordo com Palis, vale destacar que a alta de 2,6% no consumo das famílias impactou bastante no crescimento do PIB no segundo trimestre do ano.

Em relação aos investimentos, houve aumento de 4,8% no segundo trimestre, na comparação com o trimestre anterior.

O Ministério da Economia divulgou nota informando que o resultado do PIB, no segundo trimestre deste ano, mostra uma consolidação da retomada da atividade econômica, mesmo com os impactos do conflito do Leste Europeu e os efeitos remanescentes da pandemia.

Para o chefe da Assessoria Especial de Estudos Econômicos, do Ministério da Economia, Rogério Boueri, a expectativa é que os indicadores continuem subindo neste segundo semestre.

Para 2023, Boueri acredita que o PIB pode ter aumento de 1,4% a 2,9%, com base na retomada dos investimentos e na melhora do mercado de trabalho.

Edição: Ana Lúcia Caldas/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Governo Federal envia apoio para emergências em função de chuvas

Representantes dos Ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional e da Saúde foram acionados para apoiar as ações emergenciais em cidades do Sudeste por causa das fortes chuvas que caíram nos últimos dias. 

Baixar arquivo
Geral

Temporal deixa sete mortos no Rio de Janeiro

Sete mortes foram confirmadas em ocorrências relacionadas às chuvas no estado do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas castigam ES e há risco de inundações e deslizamentos

O grande volume de chuvas dos últimos dias continua trazendo transtornos para moradores do Estado do Espírito Santo.

Baixar arquivo
Geral

Vazamento de dados de PIX afeta mais de 87 mil pessoas

Vazamento, que ocorreu entre 28 de setembro de 2023 a 16 de março de 2024, revelou informações de nome do usuário, CPF com máscara, instituição de relacionamento, agência e número da conta.

Baixar arquivo
Justiça

STF torna pública ata de audiência de Mauro Cid

De acordo com o ministro Alexandre de Moraes, a publicização da ata da audiência se fez necessária para afastar qualquer dúvida sobre a legalidade, espontaneidade e voluntariedade da colaboração de Mauro César Barbosa Cid.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite Brasil e Inglaterra neste sábado

A partida acontece no tradicional estádio de Wembley, em Londres, a partir das 16h. Jogo é a estreia do técnico Dorival Júnior no comando técnico da seleção.

Baixar arquivo