Quase 80% dos lares do Brasil estão com dívidas financeiras

Dado é da Confederação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo

Publicado em 10/10/2022 - 17:35 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os lares brasileiros com dívidas a vencer chegaram a 79,3% em setembro. O aumento de 5,3 pontos percentuais é o terceiro seguido do ano. Na comparação com setembro de 2021, a proporção de endividados também reduziu o ritmo de crescimento. As informações fazem parte da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, apurada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. 

Em setembro, a proporção de endividados entre os consumidores com renda inferior a 10 salários mínimos aumentou 0,4% e atingiu 80,3%, a maior da série histórica da Pesquisa. Nas famílias com renda maior, a proporção de endividados manteve-se estável em setembro, porém cresceu mais na comparação anual do que entre as famílias de menor renda. A economista da CNC responsável pela apuração, Izis Ferreira, explica o que há por trás desse maior endividamento.

Nas dívidas diretas com o varejo, o volume de endividados nos carnês de loja cresce desde maio. No recorte por faixa de renda, a proporção de endividados nos carnês entre quem tem rendimento até 10 salários mínimos atingiu o maior volume desde fevereiro.

As mulheres são as mais endividadas no cartão de crédito e no cheque especial. Já o homens, superam as mulheres em débitos relacionados a carnês de loja, crédito pessoal, financiamentos e crédito consignado.

 

Edição: Roberto Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Campanha de vacinação: 22% do público-alvo tomou vacina contra gripe

A meta é vacinar 75,8 milhões de pessoas. Mas até agora foram vacinadas 14,4 milhões. 

 

Baixar arquivo
Geral

Apoiadores de Bolsonaro fazem ato público no Rio de Janeiro

Os discursos de aliados do ex-presidente misturaram política e religião, em favor de Bolsonaro, do dono da rede social X, Elon Musk, e da liberdade de expressão.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra paciente com cólera em Salvador

O caso autóctone da doença – que teve origem no local onde ocorreu o diagnóstico - foi confirmado pelo Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Política

PEC do Quinquênio deve ser analisada no plenário do Senado nesta terça

A proposta de Emenda à Constituição estabelece um adicional por tempo de serviço para magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados públicos, delegados da Polícia Federal e outras carreiras.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Mulheres vão às ruas pelo direito ao parto humanizado

Na marcha, mulheres reivindicam o direito de escolha na hora do parto e o direito ao atendimento por enfermeiras obstétricas.

Baixar arquivo
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo