Sebrae aponta que empresários têm absorvido aumento de custos

Publicado em 17/10/2022 - 14:55 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Conta de luz mais alta. Aluguel e condomínio reajustados. Matéria-prima para o trabalho com aumentos muito grandes. Esse é o cenário que a Luisa Amorim, dona de um salão de beleza em uma região administrativa do Distrito Federal, descreve. A microempresária conta que tudo está mais caro e que ela tem evitado repassar esses reajustes para as clientes, justamente com medo de perder mercado. 

E parece que os pequenos empresários têm feito exatamente como a Luísa: absorvendo, nem que seja de maneira parcial, o aumento do custo operacional dos seus negócios, sem repassar para os clientes. Isso é o que aponta a primeira edição da Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com o IBGE. De acordo com o levantamento, apenas 9% desses empreendedores repassaram integralmente para os seus clientes a subida dos gastos de operação das empresas; 43% deles não elevaram os preços de produtos ou serviços e 47% fizeram um repasse apenas parcial.

Giovanni Beviláqua, coordenador de Acesso a Crédito e Investimentos do Sebrae Nacional, explica que esse cenário retrata uma dificuldade da economia e orienta que cada empresário faça uma análise bem detalhada do seu mercado para avaliar quais custos podem ser repassados, sem o risco de perder clientes.

Ainda de acordo com a pesquisa do Sebrae, 76% dos empresários registraram crescimento dos gastos, em um período de um mês, como aumento no preço de insumos e mercadorias, combustíveis, aluguel e energia.

A colheita de dados desta pesquisa foi realizada entre os dias 26 de agosto e 11 de setembro nos 26 estados e no Distrito Federal. Foram ouvidos 6 mil donos de pequenos negócios e a margem de erro é de 1% para cima ou para baixo.

Edição: Leila Santos/Renata Batista

Últimas notícias
Política

PEC do Quinquênio deve ser analisada no plenário do Senado nesta terça

A proposta de Emenda à Constituição estabelece um adicional por tempo de serviço para magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados públicos, delegados da Polícia Federal e outras carreiras.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Mulheres vão às ruas, pelo direito ao parto humanizado

Na marcha, mulheres reivindicam pelo direito de escolha na hora do parto e pelo direito ao atendimento por enfermeiras obstétricas.

Baixar arquivo
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo
Justiça

E-mail indica que Samarco conhecia risco de colapso em Mariana

Um e-mail enviado por um ex-executivo da mineradora inglesa BHP ao conselho de administração da Samarco está sendo utilizado pela defesa dos atingidos pela tragédia de Mariana (MG) como prova de que a empresa sabia dos riscos de rompimento da barragem.

Baixar arquivo
Saúde

Mortes por dengue em 2024 já superam as do ano passado em 37%

São 1.601 óbitos confirmados neste ano. Outras 2 mil mortes estão em investigação, e o total de casos da doença já passa de 3,5 milhões.

Baixar arquivo
Cultura

Programação do aniversário de Brasília tem show de Alok neste sábado

O palco para a atração do DJ é em formato de pirâmide e tem quase 30 metros. O show dele deve ocorrer a partir das 21h30, mas antes disso já vai ter muita música por lá. 

Baixar arquivo