O volume de vendas no comércio varejista cresceu 1,1% de agosto para setembro. Frente a setembro de 2021, o setor cresceu 3,2%. O gerente da pesquisa, Cristiano Santos, fala sobre o progresso obtido no último quadrimestre.
"Esse resultado é o primeiro de crescimento após 4 meses de queda. Dois oito setores que a pesquisa coleta informações, seis tiveram resultados positivos", afirma.
No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de Veículos e Material de construção, as vendas registraram alta de 1,5% na mesma base de comparação e de 1% na comparação com setembro de 2021.
As atividades que tiveram maior crescimento agora foram: Livros, jornais, revistas e papelaria – com 2,5%; Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação – alta de 1,7%; Combustíveis e lubrificantes, que tiveram aumento de 1,3%.
Já nos três setores que tiveram queda, destaque para artigos de uso pessoal e doméstico, com -10,0% ; Tecidos, vestuário e calçados, redução de 9,5%; Móveis e eletrodomésticos, com baixa de 5,9%.
Já as vendas no varejo ampliado, tiveram resultados positivos em 24 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Paraíba , 41,6%; Amapá, 13,7% e Roraima,13,2%. Já negativamente, figuram três estados: Rio de Janeiro, -3,1%; Bahia , baixa de 2,5%, e Pernambuco, que reduziu 2,1%.