A Confederação Nacional do Comércio (CNC) divulgou, nesta terça-feira, dados sobre endividamento e inadimplência do consumidor em novembro. Entre os mais pobres, a inadimplência foi a maior da série histórica. E o público feminino é, atualmente, o maior devedor: 80,7% tinham dívidas no mês passado.
Segundo a CNC, o levantamento aponta que 30,3% das famílias brasileiras têm alguma dívida em atraso. Dos consumidores com até 10 salários mínimos de renda mensal, 34,1% atrasaram o pagamento das contas, a maior proporção da série histórica iniciada em 2010.
O número de consumidores com mais da metade da renda comprometida com o pagamento de dívidas chegou a 21,6% do total de endividados em novembro. A economista Izis Ferreira aponta que moderar o uso do cartão de crédito é uma das dicas para prevenir endividamentos.
O superendividamento aumentou especialmente entre os consumidores com mais de 35 anos, que passaram de 16% para mais de 19% em um ano.
O volume dos atrasos na quitação de dívidas por mais de 90 dias piorou em novembro. Dos inadimplentes, 42,5% estão atrasados há mais de três meses.






Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Escolha sua manifestação em apenas um clique.
Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.
Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.
Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.