Quitar dívidas e poupar são algumas das prioridades dos trabalhadores cariocas para o uso do 13º salário este ano. É o que aponta um levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises, feito nos dias 1 e 2 de dezembro, com trabalhadores da capital fluminense. De acordo com o estudo, quase 69% dos entrevistados recebem 13º salário. Destes, 47% vão quitar dívidas durante o ano e mais de 24% vão poupar. Entre os trabalhadores que pretendem quitar ou abater as dívidas, a maioria deles pretendem liquidar o cartão de crédito.
De acordo com o economista Gilberto Braga, a estratégia de quitar o cartão com o 13º está correta, pois eles possuem as taxas de juros mais elevadas do mercado. Para o especialista, a maior precaução do consumidor carioca com o pagamento de dívidas e poupança é reflexo da pandemia.
“O pagamento de dívidas e a poupança mostra que o carioca está mais precavido e disposto a economizar e isso se deve basicamente a essa dificuldade que a população teve durante o período da pandemia, onde do nada uma situação que estava aparentemente sob controle passou a deixar de estar de uma hora pra outra, então eu acho que isso trouxe alguns ensinamentos e as pessoas estão mais precavidas”.
Gilberto Braga também ressalta que o planejamento é fundamental neste período.
“Os gastos devem ser planejados. Então o importante é fazer com que o 13º se estique até o Carnaval, é um período de muita pressão, despesas, e o ideal é tentar fazer um orçamento já pegando Natal, férias, indo até o Carnaval”.
Ainda de acordo com a pesquisa da Fecomércio, dentro do grupo dos que pretendem pagar dívidas, cerca de 9% apontaram que vão abater ou quitar financiamentos, 3% informaram que vão usar o 13º para pagar o cheque especial e aproximadamente 11% citaram outras dívidas a serem quitadas.




