Aneel mantém bandeira verde no mês de fevereiro

Publicado em 31/01/2023 - 12:00 Por Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) manteve a bandeira verde em fevereiro. Assim o consumidor não terá custo adicional na conta de luz do próximo mês. A medida reflete as boas condições de geração de energia no país.

Segundo a Agência, com a chegada do período chuvoso, houve melhora nos níveis dos reservatórios e nas condições de geração das usinas hidrelétricas, que possuem custo mais baixo. Dessa forma, não é necessário acionar empreendimentos com energia mais cara, caso das usinas termelétricas.

A bandeira verde foi estabelecida em abril do ano passado com o fim da taxa de escassez hídrica, criada para compensar os custos de energia que ficaram mais caros em decorrência do período de seca de 2021.

Ainda de acordo com a Aneel, as bandeiras tarifárias dão mais transparência ao custo real da energia e permitem ao consumidor se programar e ter um consumo mais consciente, acompanhando mensalmente as condições de geração de energia do país. 

As bandeiras podem ser nas cores verde, amarela ou vermelha e indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

Edição: Rádio Nacional/ Renata Batista

Últimas notícias
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo