Lula defende moeda comum entre Brasil e Argentina

Publicado em 23/01/2023 - 17:11 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Durante a primeira viagem internacional do atual mandato, o presidente Lula defendeu uma moeda comum entre Brasil e Argentina, construção que deve ser feita com debate e reuniões.

A declaração foi dada nesta segunda-feira (23), durante a visita de Lula à Argentina, onde vai participar da 7ª Cúpula da Celac, Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos, na terça-feira (24).

Ao lado do presidente da Argentina, Alberto Fernández, Lula defendeu ainda que o BNDES financie o gasoduto do país vizinho.

Durante o encontro, Lula e Fernández assinaram sete acordos bilaterais entre Brasil e Argentina. Entre os assuntos, cooperação nas áreas de Defesa, Saúde, Ciência e Tecnologia, e o Programa Antártico brasileiro.

Após o encontro com Alberto Fernández, Lula ressaltou que a relação entre os dois países nunca deveria ter sido rompida.

O presidente Lula ainda lembrou que atualmente a Argentina é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil e que esta relação vai ser fortalecida.

A visita do presidente Lula marca a volta do Brasil à Celac. Para o atual governo, esse retorno é indispensável para a recomposição do patrimônio diplomático e a plena reinserção do Brasil ao convívio internacional. Isso porque em janeiro de 2020, o ex-presidente Jair Bolsonaro havia retirado o Brasil formalmente da Celac.

Ainda nesta segunda, Lula participou de encontro com empresários argentinos. Já a 7ª reunião da Cúpula da Celac está prevista para esta terça-feira.

Durante o encontro com os 33 países-membros deve ser aprovada a Declaração de Buenos Aires, um documento que trata de assuntos em comum, a exemplo das questões de gênero, conservação dos oceanos, combate ao terrorismo e ao tráfico de armas.

Na quarta-feira (25), Lula segue para Montevidéu, capital do Uruguai, onde tem mais um encontro bilateral, desta vez com o presidente Luis Lacalle Pou.

Edição: Rádio Nacional/ Renata Batista

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo