Mais de 274 mil micro ou pequenos empresários já fizeram o pedido de adesão ao Simples Nacional.
O regime tributário criado em 2006 busca reduzir a burocracia e os custos de pequenos empresários, criando um sistema unificado de recolhimento de tributos, simplificando declarações, entre outras facilidades.
O advogado especialista em direito tributário e membro da Comissão de Direito Tributário e Constitucional da OAB/SP, André Felix Ricotta, explica quais são as vantagens e desvantagens do regime.
Desde o dia dois de janeiro, empresários do país podem optar pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.
Os empresários têm até o dia 31 deste mês para realizar a solicitação por meio do portal do Simples Nacional: www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional
O resultado final será divulgado no dia 15 de fevereiro.
*Com supervisão de Nádia Faggiane.
![Print Paulo Pinto/Agência Brasi São Paulo (SP) 14/02/2025 - Centro de Sismologia da USP nega terremoto após alerta do Google.
Print Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Gleb Garanich/Direitos Reservados Vista da usina nuclear de Chernobyl](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Elza Fiúza/Agência Brasil/Arquivo lavoura agricultura familiar](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 05/12/2024 - O ministro Alexandre de Moraes durante sessão do STF. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Dep. Daniel Silveira (PSL - RJ)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)