A pesquisa da Abrasel mostra um cenário de alívio do setor de bares e restaurantes, que foi muito castigado na fase mais difícil da pandemia. Quase dois terços das empresas apresentaram melhora no faturamento no fim de 2022 em comparação com o fim de 2021.
Mas a situação ainda é desafiadora para o setor. Mesmo faturando mais, muitas empresas operam com prejuízos e dívidas contratadas na pandemia. É o que explica o representante da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Jose Eduardo Camargo.
A pesquisa apontou que 70% das empresas têm hoje empréstimos contratados, com inadimplência de mais de 20% entre aqueles que tomaram dinheiro de linhas regulares e de 13% entre aqueles que aderiram ao Pronampe.
Em relação a este ano, a pesquisa mostra um pouco mais otimista.
Um terço dos empresários consultados pretende aumentar o quadro de funcionários em 2023.






Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Escolha sua manifestação em apenas um clique.
Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.
Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.
Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.