A necessidade de investir no empreendedor das favelas foi um dos assuntos mais presentes nas mesas de debates da Expo Favela, que ocorre neste fim de semana, na capital paulista. De acordo com a pesquisa Data Favela, a população nesses territórios movimenta uma renda anual de cerca de R$ 200 bilhões.
Para falar da importância das grandes empresas terem um olhar para essa população, o fundador do Data Favela, Renato Meireles fez uma provocação. Segundo ele, os principais termos utilizados pelo mundo corporativo, atualmente, “Ecossistema” e “Startup”, vieram das comunidades.
No entanto, captar dinheiro para seu negócio continua sendo uma dificuldade, mesmo para quem já está estabelecido no mercado. Adilson Junior, chefe de marketing da Trace TV, falou das dificuldades para conseguir anunciante no seu canal, que surgiu em 2019. O canal tem programação de cultura afro urbana e está no pacote da programação de diversas TVs por assinatura.
Ariane Santos, é fundadora da Badudesign, empresa que trabalha com economia circular e resíduos das indústrias para fazer produtos, como bolsas e mochilas a partir de cinto de segurança de carros. Na sua opinião, é importante que as pessoas valorizem o trabalho e os produtos criados por empreendedores da favela.
A Expo Favela surgiu em 2022. A ideia era conectar investidores com os empreendedores e startups das favelas e periferias. No ano passado, participaram 500 expositores e mais de 33 mil visitantes. Além da edição deste mês de março, outra Expo Favela já está marcada para outubro deste ano: o Expo Favela Nacional.