Na semana da Páscoa, pais vivem dilema em relação a compra de ovos

Publicado em 03/04/2023 - 12:12 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 03/04/2023 - 15:45

Todo ano na Páscoa é a mesma coisa: 

"Eu quero um ovo... eu quero um ovo do Carros" / "Eu quero um ovo da Wandinha".

E os pais ficam naquele conflito entre ceder aos pedidos dos pequenos, com compras que são mais caras e podem pesar no bolso, ou se manter firme a tradição e dizer que Páscoa não é época para consumismo. É o que tenta fazer a Alilia dos Santos, mas nem sempre ela consegue.

"Eu não tenho essa tradição de comprar os ovos de Páscoa para o meu filho de sete anos. Mas, quando eu compro, eu procuro sempre aqueles que tem o brinquedo. Que ele gosta do brinquedinho...".

Associar a compra do ovo com brinquedos mais caros que o próprio chocolate é proibido. O nome disso é venda casada. E a coordenadora do programa Criança e Consumo do Instituto Alana, a Maria Melo, explica como diferenciar um brinde de uma publicidade, ou incentivo ao consumo abusivo.

"Brinde não pode se sobrepor ao produto que está sendo vendido. Este valor, né? O valor do brinde tem que ser insignificante. Lembrando que publicidade infantil é uma prática abusiva e ilegal no nosso país. Esta publicidade que é voltada para crianças e adolescentes... essa exploração é ilegal e abusiva no Brasil".

Ela ainda dá um conselho aos pais ou adultos responsáveis: "Então, as famílias podem conversar sobre isso, sobre qual é a motivação real e comercial que está por trás desta data... resgatando o sentido real desta comemoração".

E, claro, em caso de dúvidas ou de denúncias procurar os órgãos do consumidor de sua cidade ou até procurar a empresa por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor.

Edição: Ana Lúcia Caldas/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Internacional

Elon Musk usa rede social para criticar Alexandre Moraes

O bilionário Elon Musk utilizou novamente, neste domingo (7), sua rede social, o X, antigo Twitter, para criticar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Cultura

Memória deixada por Ziraldo vai além dos traços e personagens

Ziraldo, só o nome, sem sobrenome. Assim era a assinatura de um dos principais chargistas da história do país. Sua popularidade ia além das obras infantis, que marcam gerações.

Baixar arquivo
Cultura

Despedida de Ziraldo reúne familiares, amigos e fãs

Ziraldo morreu em sua casa na Lagoa, bairro da zona sul carioca, aos 91 anos. Ele nasceu em Caratinga, cidade de Minas Gerais, e começou sua carreira como multiprofissional das artes aos 22 anos. Ao longo dessas décadas, escreveu mais de 50 livros e histórias em quadrinhos.

Baixar arquivo
Cultura

Fãs relembram carreira de Ziraldo e importância de suas obras

A extensa carreira de Ziraldo não foi dedicada apenas ao público infantil, mas com certeza, seus mais de 50 livros e quadrinhos voltados para as crianças ocupam um lugar de destaque. E desde a década de 60, quando os primeiros títulos foram lançados, as suas obras conquistam gerações de leitores, que fazem questão de passar o amor para frente.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Resistência da cultura na ditadura: sambistas criticavam a pobreza

No mês que completa 60 anos do golpe a Rádio MEC preparou o especial "Resistência da Cultura na Ditadura", que conta como a Música Popular Brasileira, o Samba, o Soul, o cinema e o teatro resistiram a censura e as perseguições. Nesta segunda reportagem você va

Baixar arquivo
Saúde

Comuns nos centros urbanos, pombos são vetores de doenças graves

Especialista alerta para a importância de cuidados como o controle populacional dos animais, bem como a limpeza de parapeitos e buracos de ar-condicionado.

Baixar arquivo