Quais são os documentos necessários para declarar Imposto de Renda?

Tira-dúvidas do IR 2023 traz a lista para casos básicos e específicos

Publicado em 04/05/2023 - 07:20 Por Edgard Matsuki - Brasília

Um dos momentos mais complexos na hora da declaração do Imposto de Renda está na obtenção dos documentos necessários.

Apesar de trabalhosa, essa é uma parte importante do processo, de acordo com o professor Deypson Carvalho, do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF): “A documentação é a base que sustenta o preenchimento de uma nova declaração e que ajuda a dar respaldo na hora de conferir os dados de uma declaração iniciada pela pré-preenchida”.

Confira todos os conteúdos da série Tira-Dúvidas do IR 2023

Carvalho listou qual é a documentação básica para que seja feita a declaração. São eles:

1. Última declaração do Imposto de Renda e o recibo de entrega; 

2. Documentos pessoais do declarante titular, como título de eleitor, CPF e comprovante de endereço; 

3. CPF de cada dependente ou alimentando; 

4. Informe de Rendimentos fornecido por cada fonte pagadora; 

5. Informe de Saldos e Rendimentos fornecido por cada instituição bancária onde o contribuinte possua conta corrente, aplicações financeiras e operações de empréstimo ou financiamento.

 

O professor aponta que, há, ainda, documentos que são necessários em algumas situações específicas:

1. Informe fornecido por cada entidade sobre criptoativos; 

2. Comprovante de rendimentos do trabalho não assalariado, aluguéis, pensões alimentícias e outros rendimentos semelhantes; 

3. Notas de corretagens emitidas por corretora de investimentos em ações; 

4. Comprovante de apuração mensal do Carnê Leão e Documento de Arrecadação pagos; 

5. Documento de compra e ou venda de veículos, motocicletas, imóveis ou embarcações que tenha ocorrido durante o ano-calendário da declaração; 

6. Comprovantes das despesas pagas com a identificação do titular ou o dependente atrelado à creche, escola, faculdade, médico, clínica médica, hospital, exame laboratorial e radiológico, aquisição de aparelho e prótese ortopédica, pagamento de plano de saúde no Brasil, previdência complementar e pensão alimentícia judicial; 

7. Comprovantes de pagamentos efetuados a título de aluguéis, arrendamento rural e aos profissionais autônomos tais como: advogados, engenheiros, arquitetos, corretores, professores e outros.

 

Como a lista não é pequena, é recomendável que a pessoa não deixe tudo para última hora e nem deixe para começar a preencher sua declaração do Imposto de Renda perto do prazo final de entrega. 

Vale lembrar que os contribuintes poderão conseguir todos os informes de rendimentos com as fontes pagadoras. Já os comprovantes de movimentação financeira estão disponíveis por meio das instituições bancárias.

O prazo para declaração do Imposto de Renda de 2023 vai até o dia 31 de maio. Até lá, todos os dias, a Radioagência Nacional tira uma dúvida por dia em um novo episódio da série, de veiculação gratuita por qualquer emissora do país.

 

*Essa é uma parceria da Radioagência com o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Esportes

Brasil bate recorde de medalhas nas Paralimpíadas de Paris 2024

Dia histórico para o Brasil nas Paralimpíadas de Paris, na França. Neste 7 de setembro o país atingiu o maior número de medalhas em uma única edição dos jogos. O recorde era de 72 medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e Tóquio 2020. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Movimentos sociais realizam o 30º Grito dos Excluídos em Brasília

Um dos temas é o alerta ao desrespeito ao uso do Fundo Eleitoral para as candidaturas femininas negras, disse a pastora Val Moraes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Relatório do Cemaden alerta para estiagem severa no país

Um relatório divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) revela um cenário preocupante de estiagem severa que atinge as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país.

Baixar arquivo
Geral

Desfile de 7 de setembro atrai milhares à Esplanada em Brasília

Milhares de pessoas encheram a Esplanada dos Ministérios para acompanhar o desfile de 7 de setembro, em comemoração aos 202 anos da independência do país. A expectativa da organização era de cerca de 30 mil pessoas.

Baixar arquivo
Internacional

Brasil contesta Venezuela e segue com custódia de embaixada argentina

Após o governo da Venezuela cancelar a autorização para a embaixada da Argentina, em Caracas, ter a custódia do Brasil, o Itamaraty informou que isso não pode ser feito de forma unilateral.

Baixar arquivo
Política

Esther Dweck assume interinamente o Ministério dos Direitos Humanos

A Ministra Esther Dweck, que está a frente da pasta da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, vai assumir interinamente o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Ela foi nomeada pelo Presidente Lula após a demissão de Silvio Almeida do cargo.

Baixar arquivo