A Anac, a Agência Nacional de Aviação Civil, realiza nesta sexta-feira (19), às 10 horas da manhã, o leilão do Aeroporto Internacional de Natal, na B3, a Bolsa de São Paulo. O aeroporto fica no município de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte.
Essa é a primeira relicitação feita no país. Após devolução amigável à União, por parte da antiga administradora, a Inframérica, o controle do Aeroporto vai ser oferecido a uma nova concessionária.
O lance mínimo estabelecido é de R$ 226,9 milhões.
De acordo com a Anac, essa é uma oportunidade estratégica no Nordeste para investidores que querem ingressar no país ou ampliar a participação no mercado do transporte aéreo nacional.
Com capacidade para receber seis milhões de passageiros por ano, o Aeroporto Internacional de Natal foi o primeiro do Brasil a ser concedido à iniciativa privada, em 2011.
A Inframerica decidiu devolver o local em 2020. Em fevereiro deste ano, a Anac aprovou a relicitação. Segundo a Agência, o processo é viável e tem potencial de ajudar a desenvolver a infraestrutura nacional.
O aeroporto está localizado a 18 quilômetros do Porto de Natal e a 30 quilômetros do centro da capital potiguar, além de ficar próximo a estradas que ligam a outras capitais do Nordeste, como João Pessoa, na Paraíba, e Recife, em Pernambuco.