Como fazer a declaração de venda de bens usados no Imposto de Renda?

Tira-Dúvidas do IR 2023 explica se há cobrança de imposto nesses casos

Publicado em 13/05/2023 - 07:20 Por Edgard Matsuki - Brasília

Em teoria, a declaração do Imposto de Renda acaba não sendo clara sobre o limite do que é preciso declarar ao Fisco. Por isso, algumas pessoas ficam em dúvida se até a venda informal de um produto usado - de um sofá a um carro, por exemplo - deve entrar na declaração. E mais: se há imposto a ser pago sobre a venda. 

Confira todos os conteúdos da série Tira-Dúvidas do IR 2023

De acordo com o professor Deypson Carvalho, do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), se a venda for de caráter eventual (que não seja feita habitualmente), não é preciso pagar imposto. “Se for eventual (configurar prática comercial esporádica), o lucro da venda é tributado como ganho de capital da pessoa física. Se a atividade for exercida como prática comercial contínua, a pessoa física é considerada empresa individual equiparada a pessoa jurídica, sendo seu lucro tributado nessa condição”, explica.

O professor diz que, normalmente, veículos e eletrodomésticos são vendidos por valor abaixo do custo de aquisição, não gerando, dessa forma, ganho de capital passível de tributação. Ou seja: sem lucro, não há o que pagar.  

Há, ainda, outro ponto a ser considerado: o valor do bem. Caso a venda de bens de pequeno valor seja superior a R$35.000,00, o ganho de capital deverá ser apurado e o imposto pago de acordo a legislação vigente.

O prazo para declaração do Imposto de Renda de 2023 vai até o dia 31 de maio. Até lá, todos os dias, a Radioagência Nacional tira uma dúvida por dia em um novo episódio da série, de veiculação gratuita por qualquer emissora do país.

 

*Essa é uma parceria da Radioagência com o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Meio Ambiente

Em Altamira (PA), 61% dos domicílios apresentam insegurança alimentar

Estudo da Fapesp coletou, em julho de 2022, cerca de sete anos após o fim da construção de Belo Monte, a radiografia sócio econômica de 500 domicílios representativos, localizados na área urbana de Altamira.

Baixar arquivo
Geral

Fim de semana chuvoso pode prejudicar reconstrução de estradas no RS

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou que o solo já encharcado, sem vegetação, e as novas chuvas podem reverter os trabalhos nas estradas.

Baixar arquivo
Geral

Rio: Estação Leopoldina vai passar por uma revitalização

A histórica Estação Leopoldina, situada no coração da capital fluminense, está prestes a passar por uma revitalização significativa, abrigando uma variedade de empreendimentos.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas RS:  126 pessoas perderam suas vidas, segundo a Defesa Civil

De acordo com a Defesa Civil, 126 pessoas perderam suas vidas e mais de 1,9 milhão foram impactadas pelas intensas chuvas e enchentes que assolam o Rio Grande do Sul há quase duas semanas.

O panorama atualizado do estado foi divulgado na noite desta sexta-feira.

Baixar arquivo
Geral

RS: Novas chuvas representam ameaça aos esforços de recuperação

As intensas chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, com previsão de continuação durante o final de semana, representam uma ameaça significativa aos esforços de recuperação do estado.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas RS: solidariedade move iniciativas de doações pelo país

A solidariedade está em alta, ecoando não apenas no ar, mas também nas estradas, águas e, sobretudo, nos corações das pessoas comuns em todo o Brasil, consternadas com as enchentes que assolaram mais de 80% das cidades gaúchas.

Baixar arquivo