Empreendedorismo: 60% sonham em ter o próprio negócio, aponta pesquisa

Publicado em 11/05/2023 - 13:13 Por Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Sessenta porcento dos brasileiros sonhavam em ter o próprio negócio no ano passado. O índice do desejo de empreender foi recorde, depois de uma queda em 2021, quando um pouco mais de 45% tinham esse sonho. 

Se compararmos 2022 com 2017, o percentual mais que triplicou. Os dados são do Monitor Global de Empreendedorismo, que é feito há 23 anos pelo Sebrae, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, e pela Anegepe, a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. 

A pesquisa mostra que em 2022 quase 70% da população brasileira adulta, de 18 a 64 anos, estava envolvida com empreendedorismo. 

Eram 51 milhões de potenciais empreendedores, ou seja, querendo ter o próprio negócio em três anos, e 42 milhões de empresários já na ativa. 

Os números, segundo o Sebrae, são positivos porque as micro e pequenas empresas respondem por 85% da empregabilidade no país. Mas, mostram também desafios, como a informalidade, de acordo com o presidente do Sebrae, Décio Lima. 

A pesquisa analisou 49 países, como Estados Unidos, China, África do Sul e Chile. E o Brasil ficou com a 2ª maior taxa de potenciais empreendedores, ficando só atrás do Panamá. 

O resultado mostra que é preciso trabalhar mais com o empreendedor, desde o MEI, o microempreendedor individual, até as pequenas empresas. É a avaliação de Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae. 

A pesquisa também mostrou que as empresas com mais de três anos e meio na ativa aumentaram. E houve redução do número de empresários iniciais por necessidade. 

De acordo com o Sebrae, isso significa que a qualidade do empreendedorismo no Brasil melhorou e que a crise econômica provocada pela covid-19 começou a ficar para trás. 

Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista

Últimas notícias
Internacional

Internacional: Israel elabora plano pós-guerra que mantém Gaza ocupada

Plano apresentado por Israel foi rechaçado por membros da Autoridade Palestina.  Na véspera do aniversário de dois anos da ocupação da Ucrânia, Estados Unidos anunciam novas sanções à Rússia

Baixar arquivo
Geral

Mais de um milhão de brasileiros não possuem vaso ou fossa sanitária

Cerca de 20% da população sequer tem banheiro. Dados do IBGE apontam que o abastecimento de água também é um desafio , principalmente no Nordeste.

Baixar arquivo
Saúde

Rio registra alta taxa de transmissão da covid-19

Entre 11 e 17 de fevereiro a taxa de positividade foi de quase 30%. Apesar do aumento dos indicadores precoces da covid-19, as solicitações de leitos para tratamento da doença não aumentaram neste início de 2024

Baixar arquivo
Segurança

Dois alunos do Cefet são baleados em troca de tiros no Rio de Janeiro

Os estudantes acabaram no meio de um confronto entre policiais e suspeitos de assalto. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Civil de SP fecha call center especializado em aplicar golpes

Quadrilha aplicava golpes virtuais com a falsa promessa de oferecer serviços gratuitos de provedores de internet a empresas privadas. Uma das empresas alvo teve prejuízo de quase R$ 140 mil

Baixar arquivo
Geral

Programa de Aquisição de Alimentos quer reduzir desperdício

A proposta está em fase de elaboração e deve contemplar as famílias que vivem na área rural. 

Baixar arquivo