Ministro da Fazenda indica novos diretores para o Banco Central

Gabriel Galípolo vai assumir a diretoria de Política Monetária do BC

Publicado em 08/05/2023 - 20:38 Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou, nesta segunda-feira (8), em São Paulo, 2 novos diretores para o Banco Central.  Para a diretoria de Política Monetária, o escolhido é Gabriel Galípolo, atual secretário-executivo do Ministério da Fazenda. Galípolo foi presidente do Banco Fator entre 2017 e 2021. Economista, é professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, e conselheiro da Fiesp. 

Já para a Diretoria de Fiscalização, a indicação é de Ailton de Aquino Santos, servidor de carreira do Banco Central há 25 anos, sendo atualmente auditor-chefe. Ailton pode ser o primeiro negro da história a ocupar uma diretoria do órgão. Haddad afirmou que os nomes já receberam o aval do presidente Lula.  

Os indicados precisam ser aprovados pelo Senado Federal. Pelas regras de autonomia do Banco Central, aprovada em 2021, a cada ano são trocados 2, dos 8 diretores da instituição. Todos com mandato de 4 anos, fazendo com que convivam com indicados do governo anterior. Além deles, o presidente do BC é indicado no terceiro ano de mandato do presidente da República. Essa regra foi adotada como forma de garantir estabilidade no órgão. 

O ministro Fernando Haddad disse que o presidente do Banco Central, Campos Neto, foi o primeiro a considerar Galípolo para a função.  Haddad disse que busca criar um ambiente de harmonia entre o Ministério da Fazenda e o Banco Central. 

O novo secretário-executivo do Ministério da Fazenda deverá ser Dario Durigan, ex-servidor da Advocacia-Geral da União. Ele também foi chefe do setor jurídico da prefeitura de São Paulo na gestão de Haddad. 

Edição: Roberto Piza / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Saúde

Transplantes aumentam, mas falar de doação de órgãos segue sendo tabu

Somente nos seis primeiros meses desse ano, foram realizados pelo Sistema Único de Saúde, mais de 14 mil transplantes (SUS), mas, apesar do crescimento, falar sobre doação de órgãos ainda é um tabu para muito. Para tentar desmistificar o assunto, foi lançada pelo ministério uma campanha com o tema: “Doação de órgãos: precisamos falar sim”, que alerta para a necessidade de se tratar do assunto. 

Baixar arquivo
Internacional

Em 2024, América do Sul quebra recorde com 346 mil focos de incêndio

No Líbano, um bombardeio israelense na capital matou 14 pessoas e feriu outras 66. O exército de Israel afirmou que, no ataque, matou o principal comandante militar do Hezbollah, Ibrahim Aqil, e outros líderes. Em resposta, o Hezbollah lançou mais de 140 foguetes contra Israel.

Baixar arquivo
Política

Candidatos não podem ser presos a partir deste sábado

A partir deste sábado (21), os candidatos às eleições municipais não poderão ser presos. A data marca os 15 dias que antecedem o primeiro turno eleitoral, no dia 6 de outubro.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Polícia do Rio identifica 34 pessoas que provocaram incêndios

Trinta e quatro autores de incêndios criminosos praticados no Rio de Janeiro foram identificados por meio da Operação Curupira, resposta da Polícia Civil no combate às queimadas que atingiram diversos parques do Estado. Cinco já foram presos e nove indiciados.

Baixar arquivo
Geral

Senacon quer explicações sobre relação comercial entre Latam e Voepass

Familiares das vítimas do acidente de 9 de agosto, em Vinhedo, no interior paulista, questionam a falta de clareza na comunicação sobre qual companhia seria responsável pelo serviço.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estudo aponta aumento de poluição do Tietê e pior resultado desde 2012

A mancha de poluição na Bacia do Rio Tietê, que corta quase todo o estado de São Paulo, aumentou 47 quilômetros e saltou para 207 quilômetros, de acordo com as últimas medições, feitas este ano.

Baixar arquivo