A população já pode participar da elaboração do orçamento do país. O Governo Federal lançou, nesta quinta-feira (11), na Bahia, projeto para ouvir demandas para a construção do Plano Plurianual, o PPA, que estabelece as diretrizes do orçamento federal para os próximos quatro anos.
Com o nome de Brasil Participativo, o projeto prevê a realização de plenárias em todos estados para ouvir as prioridades da população para o orçamento. Uma plataforma virtual vai permitir o envio de propostas, também, pela internet.
O presidente Lula afirmou que a participação da população é fundamental.
Marina Duarte, da União de Negros pela Igualdade, acredita que as pautas debatidas pelos movimentos sociais venham a ser atendidas pelo governo.
O evento em Salvador abriu os debates presenciais com participação de conselhos, associações, sindicatos e ONGs. As etapas estaduais acontecem até 10 de julho.
Nesta sexta-feira, haverá plenárias em Maceió e Recife. No sábado, em João Pessoa.
No site ou no aplicativo do Brasil Participativo, as pessoas poderão eleger programas prioritários do governo federal, apresentar até três propostas e votar em outras três sugeridas por outras pessoas. As sugestões também podem ser enviadas até 10 de julho pelo site gov.br/brasilparticipativo.
Nesta manhã, o deputado federal do PT da Bahia, Valmir Assunção, afirmou, nas redes sociais, que houve veto da participação do MST no lançamento do programa. Em nota, a Casa Civil afirmou que o ministro Rui Costa negou que tenha vetado a participação do MST no evento.
![Polícia Federal Brasília/DF - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (8/2) a Operação Tempus Veritatis para apurar organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito. Foto: Polícia Federal](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF) 11/02/2025 – Entrada principal do encontro dos novos prefeitos e prefeitas, no centro de convenções Ulisses Guimarães.
Governo federal fortalecendo os municípios.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Bruno Kelly/Direitos Reservados Comunidade Yanomami em Roraima](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Milton Padovan/Embrapa Exemplares de sementes crioulas e outras variedades, como Crotalaria Ochroleuca, Crotalaria juncea, feijão de porco, mucuna preta, feijão comum, milho branco, milho amarelo azedo, maracujá, abacaxi.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Gil Ferreira/Agência CNJ Conselho Nacional de Justiça (CNJ)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)