Último dia para declarar o IR: o que faço se não tenho todos os dados?
O prazo da declaração do Imposto de Renda chega ao fim hoje (31). Na reta final para entregar a declaração, começa a bater o desespero principalmente em que não tem todos os dados em mãos. O que fazer, então, para conseguir cumprir o prazo?
O professor Deypson Carvalho, do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), ressalta que esse não é o cenário ideal, mas que o caso tem solução. “Uma alternativa, caso o contribuinte tenha acesso à conta GOV.br nos níveis Ouro ou Prata, é iniciar o quanto antes o preenchimento da Declaração pela pré-preenchida. O ideal é que a declaração seja conferida em sua totalidade para evitar erros e até mesmo a retenção em malha fiscal”, diz. Caso seja necessário corrigir algo que ficou para trás na correria, é possível fazer uma retificação mesmo após o fim do prazo.
O professor aponta que cabe ao próprio contribuinte avaliar os cenários e decidir se ele entrega a declaração com base nas informações da pré-preenchida e retifica depois, em caso de necessidade, ou se aguardará a juntada de todos os documentos para iniciar uma nova declaração - e aí arca com as multas da Receita Federal (saiba o que ocorre se você não entregar as declarações no prazo).
“Um alerta importante: caso a modalidade de tributação escolhida na declaração já entregue à Receita Federal não seja a melhor opção de tributação quando da entrega da declaração retificadora, o programa da Receita Federal não permitirá mudar a tributação caso a retificadora seja entregue depois do prazo final”, completa o professor.
O prazo para declaração do Imposto de Renda de 2023 vai até esta quarta-feira (31). Neste mês de maio, a Radioagência Nacional tirou uma dúvida por dia em um novo episódio da série, de veiculação gratuita por qualquer emissora do país. Nesta quinta-feira é veiculada a última edição do Tira-Dúvidas do IR 2023.
*Essa é uma parceria da Radioagência com o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).