IR 2023: Receita recebe mais de 41 milhões de declarações
Publicado em 01/06/2023 - 11:03 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Fim do prazo para a entrega do Imposto de Renda e um recorde. Foram mais de 41 milhões de declarações entregues, segundo último balanço. Número 13% maior que no ano passado. A Receita Federal também informou que não registrou nenhum problema técnico.
Mas, mesmo assim, sempre tem aqueles que deixaram passar batido e não enviaram a declaração. Nesse caso, quanto mais rápido melhor. Ou seja, ainda dá pra entregar pagando multa, mas, quanto antes, menor o valor para pagar, como explica o Supervisor Nacional do IR, José Carlos da Fonseca.
Entre esses transtornos que ele fala por conta do CPF pendente estão dificuldades para obter crédito, participar de programas sociais, fazer concursos ou tirar passaporte.
Já para quem entregou certinho, agora é acompanhar o andamento e os lotes de restituição. Nessa quarta-feira, já foi pago o primeiro. Para quem tem prioridade: aqueles com mais de 60 anos, os que tem alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e professores.
O próximo lote sai no mês que vem. Pagamento dia 30 e consulta uma semana antes. A previsão é a de que nesse grupo estejam já pessoas que optaram por receber por Pix ou fizeram a declaração pré-preenchida. Duas opções que fazem com que o pagamento ocorra primeiro. Ao todo, são cinco lotes. Quem não for contemplado em nenhum, deve ficar atento. Provavelmente a declaração está com algum problema ou pendência.
Edição: Ana Lúcia Caldas/ Marizete Cardoso