São mais de 3,2 milhões de turistas internacionais que visitaram o Brasil entre janeiro e junho de 2023. O número representa 92% do total de turistas que o país recebeu durante todo o ano passado, quando 3,6 milhões de estrangeiros entraram no país. O levantamento foi realizado pelo Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal.
Os argentinos representam mais de um terço do total de estrangeiros: foram 1,3 milhão que vieram ao Brasil no período; seguidos por Estados Unidos, com 327 mil visitantes, e o Paraguai, com 233 mil. São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina são os estados brasileiros mais procurados.
E estes números positivos também estão refletindo no gasto deste público no país. No acumulado do ano, os estrangeiros já injetaram cerca de R$ 13 bilhões na economia brasileira.
A estimativa, segundo o Relatório Anual de Impacto Econômico do Conselho Mundial de Viagens e Turismo, é que, em 2023, a contribuição do setor para o PIB do Brasil vai superar em 5% os níveis pré-pandemia de 2019. Serão US$ 145,7 bilhões na economia nacional, chegando a 7,8% do PIB do país, e quase 8 milhões de empregos gerados.