logo Radioagência Nacional
Economia

Campos Neto diz que rotativo do cartão de crédito pode acabar

Presidente do BC também quer limitar parcelamento sem juros no cartão
Baixar
Renato Ribeiro - repórter da Rádio Nacional
11/08/2023 - 10:26
Brasília

O rotativo do cartão de crédito pode acabar. O anúncio foi feito pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, durante participação em comissão geral no Senado nessa quinta-feira (10).

O rotativo é o crédito oferecido ao consumidor quando ele não faz o pagamento total da fatura do cartão até o vencimento. Um dos exemplos seria pagar o mínimo da fatura. Então, essa diferença entre o valor total da fatura e o que foi efetivamente pago até o vencimento vira um empréstimo.

Assim, naquele valor que faltou pagar são aplicados juros, que, nesse caso, são os mais altos do mercado, que estão em 454% ao ano.

Segundo Campos Neto, em até 90 dias, o BC deve apresentar uma solução para o “grande problema” que é o cartão de crédito, que representa 40% do consumo no Brasil.

De acordo com o presidente do Banco Central, uma das situações que faz os juros do cartão serem tão altos é o uso em parcelamento com prazos longos. A inadimplência no rotativo chega a 52%.

Em nota, a Febraban disse buscar uma solução que passe por uma transição sem rupturas, que pode incluir o fim do crédito rotativo e um redesenho das compras parceladas no cartão.

No entanto, a entidade entende ser necessária a diluição dos riscos, hoje concentrados nos bancos, que suportam o elevado custo da inadimplência.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

x

Audio Player
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.