Quanto tempo você gasta todos os dias no trânsito para ir e voltar do trabalho? Olha, se você passa mais de uma hora por dia nesse deslocamento, saiba que você não está sozinho no trânsito: mais de um terço (36%) dos brasileiros passam pela mesma situação.
É o que mostra uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria, lançada nesta semana, que aponta que pelo menos 8% da população gasta mais de três horas indo e vindo do trabalho ou dos estudos.
É o caso da comerciária Lana Lúcia, que gasta quatro horas diárias em deslocamento em Brasília.
Elaine Magalhães também trabalha em Brasília, mas decidiu morar em Goiás. No caso dela, o transporte privativo da empresa compensa a 1h30 para chegar no serviço.
Segundo a pesquisa da CNI, o trânsito também afeta a produtividade. Mais da metade dos brasileiros consideram que têm piora na qualidade de vida por causa do tempo perdido no transporte e que, por isso, também produzem menos no trabalho.
Sessenta por cento dos entrevistados chegam estressados ao emprego. E um em cada quatro brasileiros já perderam uma reunião importante ou até um dia inteiro de trabalho, por causa do tempo gasto no trânsito.
Se o brasileiro pudesse, mudaria essa situação, claro. Pelo menos 10% dos entrevistados disseram já ter trocado de emprego por causa do trânsito e 2% tiveram que recusar propostas em razão das condições ruins de deslocamento, que não compensariam a mudança.
Foram entrevistadas 2.019 pessoas da população economicamente ativa, acima de 16 anos, em municípios com mais de 250 mil habitantes em todos os estados.
![ElasticComputeFarm/Pixabay Biblioteca, Livros, Estantes de livros. Foto: ElasticComputeFarm/PixaBay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Polícia Federal Brasília/DF - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (8/2) a Operação Tempus Veritatis para apurar organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito. Foto: Polícia Federal](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF) 11/02/2025 – Entrada principal do encontro dos novos prefeitos e prefeitas, no centro de convenções Ulisses Guimarães.
Governo federal fortalecendo os municípios.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Bruno Kelly/Direitos Reservados Comunidade Yanomami em Roraima](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Milton Padovan/Embrapa Exemplares de sementes crioulas e outras variedades, como Crotalaria Ochroleuca, Crotalaria juncea, feijão de porco, mucuna preta, feijão comum, milho branco, milho amarelo azedo, maracujá, abacaxi.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)