Governo propõe 1% de reajuste para servidores públicos

Publicado em 30/08/2023 - 10:12 Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A equipe econômica reservou cerca de R$ 1,5 bilhão no Orçamento de 2024 para o reajuste dos servidores públicos. O valor consta no Projeto de Lei Orçamentária Anual do próximo ano.  

Segundo o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado, o valor corresponderia a 1% de correção salarial no ano que vem. Para o presidente do Fórum, Rudinei Marques, seria melhor o governo apresentar uma proposta “minimamente razoável”.  

Durante reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente, o secretário de Relações de Trabalho, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, José Lopez Feijó, disse que o governo vai trabalhar para ampliar os recursos disponíveis.   

Quem também esteve presente foi o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, Janus Pablo Macedo, que mostrou descontentamento com a proposta.

A Mesa Nacional de Negociação Permanente foi instalada pela primeira vez em julho de 2003, no primeiro mandato presidencial de Lula, e foi interrompida em 2016, sendo reinstalada este ano.   

O fórum é composto por 20 representantes das entidades representativas dos servidores e dos empregados públicos civis federais e por 10 representantes das centrais sindicais.  Pelo governo, estão presentes representantes de nove Ministérios.  

Últimas notícias
Saúde

SP e MG registram casos de febre amarela

O Ministério da Saúde emitiu um alerta pedindo que estados e municípios comuniquem casos suspeitos da doença com a maior agilidade possível.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Cerca de 43 milhões de pessoas passam fome na América Latina e Caribe

Relatório apresentado pela Cepal aponta que o custo para acabar com a fome e a desnutrição é menor do que o valor gasto pela falta de ação contra esses problemas.

Baixar arquivo
Educação

Governo quer Juros por Educação para renegociar dívidas dos estados

A medida prevê a redução da taxa de juros real de débitos em troca da ampliação das vagas de ensino médio profissionalizandes. Alguns governadores já sinalizaram discordância. 

Baixar arquivo
Educação

Mais seis instituições federais de ensino aderem à greve

Professores e técnicos de mais de 35 unidades de ensino estão parados. As categorias rejeitaram a proposta feita pelo governo, de zero reajuste para este ano e 9% para 2025.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Embrapa comprova que cafeicultura em Rondônia não desmata floresta

Pesquisador da Embrapa destaca que a exigência legal pela preservação ambiental por parte de quem compra o café foi fundamental para que o desmatamento não avançasse na região. 

Baixar arquivo
Geral

Tutores de pets fazem manifestação em aeroportos de São Paulo

Ao lado de seus pets, manifestantes pediam por mais segurança no transporte de animais. As discussões no Congresso Nacional para uma futura "Lei Joca" já começaram.

Baixar arquivo