A equipe econômica reservou cerca de R$ 1,5 bilhão no Orçamento de 2024 para o reajuste dos servidores públicos. O valor consta no Projeto de Lei Orçamentária Anual do próximo ano.
Segundo o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado, o valor corresponderia a 1% de correção salarial no ano que vem. Para o presidente do Fórum, Rudinei Marques, seria melhor o governo apresentar uma proposta “minimamente razoável”.
Durante reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente, o secretário de Relações de Trabalho, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, José Lopez Feijó, disse que o governo vai trabalhar para ampliar os recursos disponíveis.
Quem também esteve presente foi o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, Janus Pablo Macedo, que mostrou descontentamento com a proposta.
A Mesa Nacional de Negociação Permanente foi instalada pela primeira vez em julho de 2003, no primeiro mandato presidencial de Lula, e foi interrompida em 2016, sendo reinstalada este ano.
O fórum é composto por 20 representantes das entidades representativas dos servidores e dos empregados públicos civis federais e por 10 representantes das centrais sindicais. Pelo governo, estão presentes representantes de nove Ministérios.