BNDES debate o crescimento industrial da saúde em seminário

Publicado em 12/09/2023 - 17:36 Por Tatiana Alves - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O presidente do BNDES, Aloísio Mercadante, afirmou que o Brasil tem tudo para se destacar no Complexo Econômico Industrial da Saúde, iniciativa criada para fortalecer a produção nacional de insumos, equipamentos médicos e promover a inovação no setor. A declaração foi dada nesta terça-feira (12) no Rio de Janeiro, durante um seminário sobre saúde e soberania.

Segundo Mercadante, o setor da Saúde no Brasil é responsável por aproximadamente 9,6% do Produto Interno Bruto e por cerca de 8% dos empregos no país.

O presidente do BNDES avaliou que um dos caminhos para turbinar o crescimento industrial da Saúde é apostar em parcerias. Para isso, Mercadante citou o caso da Embraer, Empresa Brasileira de Aviação. Criada nos anos 90, ela teve o crescimento impulsionado graças à parceria com o banco.

Também presente no evento, o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo Econômico-Industrialdo Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, propõe políticas públicas ousadas para retomar a indústria nacional, gerar empregos e assim ajudar a recuperar a Saúde no pós-pandemia.

O secretário do Ministério da Saúde também ressaltou a importância de estabelecer objetivos alinhados com as necessidades da população.

Na programação do seminário estão debates sobre o papel do BNDES para o Sistema Único de Saúde e a reorganização das políticas públicas para o setor. A íntegra das mesas e dos temas abordados está disponível no canal do BNDES no YouTube.

Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Campanha de vacinação: 22% do público-alvo tomou vacina contra gripe

A meta é vacinar 75,8 milhões de pessoas. Mas até agora foram vacinadas 14,4 milhões. 

 

Baixar arquivo
Geral

Apoiadores de Bolsonaro fazem ato público no Rio de Janeiro

Os discursos de aliados do ex-presidente misturaram política e religião, em favor de Bolsonaro, do dono da rede social X, Elon Musk, e da liberdade de expressão.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra paciente com cólera em Salvador

O caso autóctone da doença – que teve origem no local onde ocorreu o diagnóstico - foi confirmado pelo Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Política

PEC do Quinquênio deve ser analisada no plenário do Senado nesta terça

A proposta de Emenda à Constituição estabelece um adicional por tempo de serviço para magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados públicos, delegados da Polícia Federal e outras carreiras.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Mulheres vão às ruas pelo direito ao parto humanizado

Na marcha, mulheres reivindicam o direito de escolha na hora do parto e o direito ao atendimento por enfermeiras obstétricas.

Baixar arquivo
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo