logo Radioagência Nacional
Economia

Brasil registra aumento de mais de 1 milhão de empresas em 2023

Baixar
Madson Euler- Repórter da Rádio Nacional
05/09/2023 - 11:33
São Luís - MA

Entre janeiro e julho deste ano, foram criados  mais de 2,350 milhões novos registros no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o CNPJ.  Mas no mesmo período, mais de 1,280 milhão de empresas fecharam as portas no país. O saldo final positivo é de pouco mais de 1 milhão de empresas abertas nos primeiros 7 meses de 2023 no Brasil. No geral, até julho, o Brasil tem 21,6 milhões de empresas ativas.  

O saldo segue positivo quando observados os índices de abertura e fechamento de MEIs, os  Microempreendedores Individuais. Foram mais de 565 mil microempresas abertas contra mais de 315 mil que encerraram atividades entre janeiro e julho deste ano. Um saldo de pouco mais de 250 mil novas empresas.  

Os números são do painel Mapa das Empresas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O painel é uma ferramenta disponibilizada pelo governo federal que fornece indicadores relativos ao quantitativo de empresas registradas no país e ao tempo médio necessário para serem abertas.

Segundo o Ministério, o tempo médio para se abrir uma empresa no Brasil é de 28 horas, enquanto que para viabilizar e registrar o CNPJ, é de 13 a 15 horas. 

x