Brasil registra aumento de mais de 1 milhão de empresas em 2023

Publicado em 05/09/2023 - 11:33 Por Madson Euler- Repórter da Rádio Nacional - São Luís - MA

Entre janeiro e julho deste ano, foram criados  mais de 2,350 milhões novos registros no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o CNPJ.  Mas no mesmo período, mais de 1,280 milhão de empresas fecharam as portas no país. O saldo final positivo é de pouco mais de 1 milhão de empresas abertas nos primeiros 7 meses de 2023 no Brasil. No geral, até julho, o Brasil tem 21,6 milhões de empresas ativas.  

O saldo segue positivo quando observados os índices de abertura e fechamento de MEIs, os  Microempreendedores Individuais. Foram mais de 565 mil microempresas abertas contra mais de 315 mil que encerraram atividades entre janeiro e julho deste ano. Um saldo de pouco mais de 250 mil novas empresas.  

Os números são do painel Mapa das Empresas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O painel é uma ferramenta disponibilizada pelo governo federal que fornece indicadores relativos ao quantitativo de empresas registradas no país e ao tempo médio necessário para serem abertas.

Segundo o Ministério, o tempo médio para se abrir uma empresa no Brasil é de 28 horas, enquanto que para viabilizar e registrar o CNPJ, é de 13 a 15 horas. 

Últimas notícias
Segurança

Cai o número de mortes causadas por policiais no Rio de Janeiro

Os 57 óbitos registrados este ano, causados por algum agente de segurança em serviço, são quase a metade dos 104 ocorridos em janeiro do ano passado em todo o estado do Rio. 

Baixar arquivo
Esportes

Rafael Matos é primeiro brasileiro a vencer Rio Open

Matos jogou em dupla com o colombiano Nicolas Barrientos. E o cavaleiro Pedro Veniss vence etapa do Tour Sunshine de Hipismo  

Baixar arquivo
Justiça

Homem acusado de matar torcedora palmeirense vai a juri popular

A decisão é do Tribunal de Justiça de São Paulo. A data do julgamento ainda vai ser marcada.

Baixar arquivo
Geral

Estoque baixo: Hemocentros convocam doadores

Casos de dengue agravam a baixa, já que alguns pacientes precisam receber plaquetas, um dos componentes do sangue

Baixar arquivo
Cultura

Sem Censura reestreia hoje na TV Brasil com Cissa Guimarães

A atriz Claudia Raia; o ator, apresentador e diretor Miguel Falabella; o cantor e compositor Xandy de Pilares e a jornalista Luciana Barreto são os convidados desta segunda-feira (26). 

Baixar arquivo
Internacional

Silvio Almeida discursa na ONU e pede fim dos ataques na Faixa de Gaza

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania reforçou a posição do Brasil sobre o conflito entre Israel e Hamas. 

Baixar arquivo