Entre janeiro e julho deste ano, foram criados mais de 2,350 milhões novos registros no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o CNPJ. Mas no mesmo período, mais de 1,280 milhão de empresas fecharam as portas no país. O saldo final positivo é de pouco mais de 1 milhão de empresas abertas nos primeiros 7 meses de 2023 no Brasil. No geral, até julho, o Brasil tem 21,6 milhões de empresas ativas.
O saldo segue positivo quando observados os índices de abertura e fechamento de MEIs, os Microempreendedores Individuais. Foram mais de 565 mil microempresas abertas contra mais de 315 mil que encerraram atividades entre janeiro e julho deste ano. Um saldo de pouco mais de 250 mil novas empresas.
Os números são do painel Mapa das Empresas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O painel é uma ferramenta disponibilizada pelo governo federal que fornece indicadores relativos ao quantitativo de empresas registradas no país e ao tempo médio necessário para serem abertas.
Segundo o Ministério, o tempo médio para se abrir uma empresa no Brasil é de 28 horas, enquanto que para viabilizar e registrar o CNPJ, é de 13 a 15 horas.
![REUTERS/China Daily/Proibida reproduçao Homem usando máscara de proteção trabalha numa usina siderúrgica. 2/3/2020. China Daily via REUTERS](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto PRF Tocantins 02/02/2025 As plataformas que restaram da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, entre Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), foram implodidas na tarde deste domingo (2). Foto PRF](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal JrAgência Brasil Plano de saúde](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ricardo Stuckert/PR Brasília (DF), 04/02/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de abertura do Encontro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no centro Internacional de Convenções do Brasil. Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)