Setores beneficiados pela desoneração cortaram vagas entre 2012 e 2022

Publicado em 04/09/2023 - 12:31 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os 17 setores da economia brasileira beneficiados pela política de desoneração de contribuições previdenciárias da folha de pagamento foram os que mais cortaram vagas de trabalho formais entre 2012 e 2022. Enquanto isso, no mesmo período, o restante dos setores da economia expandiu os empregos formais. 

Os dados são de um artigo publicado nesta segunda-feira (4) pelo Ipea, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. 

Pelo texto, o subsídio do governo, criado em 2011 e estendido pela última vez em 2021, com prazo até o final deste ano, não tem sido suficiente para a manutenção dos empregos ou a criação de novos postos de trabalho.  

O estudo, feito pelo pesquisador do Ipea Marcos Hecksher, mostra que nenhum dos desonerados aparece entre os sete setores que, juntos, ocupam mais da metade, 52,4% dos trabalhadores brasileiros. São eles: comércio, exceto de veículos automotores e motocicletas; agropecuária; educação; serviços domésticos; administração pública; saúde; e alimentação. 

Para o pesquisador, os setores contemplados pelo subsídio se autodenominam como “os que mais empregam no Brasil”, com o objetivo de renovar o subsídio. 

O pesquisador destaca que, entre os setores desonerados, os que mais apresentaram queda no número de contribuintes nos últimos dez anos foram: construção e incorporação de edifícios, com o corte de 594 mil vagas. Além de preparação de couros e fabricação de artefatos de couro, artigos de viagem e calçados; fabricação de produtos têxteis; e confecção de artigos do vestuário e acessórios. 

O estudo aponta, ainda, que, enquanto empresas privadas de outros setores expandiram em 6,3% seus empregos com carteira entre 2012 e 2022, os desonerados encolheram os seus em 13,0%. 

Últimas notícias
Política

Execução de políticas públicas para povos indígenas teve queda em 2023

Apesar do orçamento autorizado inicialmente ter sido 25% maior, a execução financeira do órgão ao longo do ano foi de cerca de R$ 590 milhões, enquanto que em 2022 ficou em pouco mais de R$ 666 milhões.

Baixar arquivo
Geral

Deputado é o 1º parlamentar condenado por violência política de gênero

A decisão do colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro foi em resposta às ofensas proferidas pelo deputado estadual Rodrigo Amorim, do União Brasil, contra a vereadora trans Benny Briolly, do PSOL de Niterói, município na região metropolitana.

Baixar arquivo
Geral

Cemaden alerta que chuvas no RS podem piorar no fim de semana

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais emitiu 30 alertas vermelhos com risco de alagamentos e deslizamentos de terra.

Baixar arquivo
Geral

Sobe para 31 o número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul

As chuvas intensas dos próximos dias podem provocar a maior tragédia ambiental do Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam no país

Aumentaram principalmente as infecções pelo vírus da influenza e sincicial respiratório

Baixar arquivo
Esportes

Vela do Brasil terá 12 atletas nos Jogos Olímpicos de Paris

A confirmação foi dada pela Confederação Brasileira de Vela na noite desta quinta-feira (2)

Baixar arquivo