Brasil tem mais de 13 milhões de microempreendedores individuais
![Elza Fiuza/Agência Brasil Brasília (DF) - Salões de beleza do DF têm até abril para contratar técnico em microbiologia. Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Mais de 13 milhões de pessoas no país são microempreendedores individuais, conhecidos como MEIs. Eles representam quase 70% do total de empresas e outras organizações; e são responsáveis por 19,2% do total de ocupados formais.
As informações são da pesquisa Estatísticas dos Cadastros de Microempreendedores Individuais 2021, divulgada nesta quarta-feira (4) pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Em relação a 2019, ou seja, o período pré-pandemia de covid-19, o número de MEIs cresceu 37,5%, ou seja, mais 3,6 milhões de microempreendedores individuais no país.
Em 2021, 50,2% do total de MEIs no país eram do setor de serviço. As principais atividades dos microempreendedores eram, naquele período, cabeleireiros e tratamento de beleza, comércio varejista de artigos de vestuário e acessório, e restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas.
No segmento de cabeleireiros e tratamento de beleza, por exemplo, os MEIs representavam 90,4% do total do pessoal ocupado.
Ainda de acordo com a pesquisa, 86,7% dos microempreendedores individuais não possuíam ensino superior completo. A média de idade era de 40,7 anos.
Desse total, também se observou que 70% deles estiveram no mercado formal de trabalho entre 2009 e 2021.
Os estados que concentravam mais MEIs eram São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.
![Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Tintas para tatuagem](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Manaus (AM), 22/11/2023, Chão rachado devido ao nível baixo do rio Igarapé Tarumã-açu, na maior seca em 121 anos que Manaus vem sofrendo. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto Prefeitura de Estreito. Estreiro MA 23/12/2024 Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os municípios de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins que desabou. Foto Prefeitura de Estreito.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Yngrid Antunes/Arquivo Pessoal Brasília (DF), 04/01/2025 - Yngrid Antunes e Felipe com os filhos. Taxa de nascimentos prematuros do Brasil está acima da média global. Foto: Yngrid Antunes/Arquivo Pessoal](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)