Haddad nega descompromisso do presidente Lula em relação à meta fiscal

Publicado em 30/10/2023 - 15:20 Por Priscilla Mazenotti - Repórter Rádio Nacional - Brasília

Foi a primeira reunião do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com o presidente depois de Lula ter dito, na última sexta-feira, que “dificilmente” o governo iria cumprir a meta de zerar o déficit primário em 2024. Justamente o que prevê o novo arcabouço fiscal aprovado pelo Congresso.

E depois do encontro, o ministro esclareceu: não há nenhum descompromisso do presidente com relação à meta fiscal. Disse que Lula está preocupado e pediu apoio da equipe econômica, principalmente com relação à duas decisões da Justiça que geraram perda de arrecadação. São elas, a que trata da exclusão do ICMS sobre a base de cálculo do PIS e Cofins e a que trata da subvenção de empresas – da ajuda para investimentos de empresas.

O ministro admitiu que a situação é desafiadora, mas que vai buscar, até o fim, o equilíbrio fiscal, inclusive com conversas com líderes no Congresso.

Haddad aproveitou a coletiva para divulgar dois indicados para novas diretorias do Banco Central. São eles: Paulo Pichetti, para a diretoria de Assuntos Internacionais e Gestão de Riscos Corporativos, e Rodrigo Teixeira, para a diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta.

Pichetti é professor de economia da FGV, com mestrado pela USP e doutorado pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Já Rodrigo Teixeira é funcionário de carreira do Banco Central, com mestrado e doutorado pela USP.

São mandatos que terminam agora dia 31 de dezembro.

Os nomes dos indicados foram levados ao presidente Lula, aprovados por ele, após conversas, também, com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e com o do Senado Rodrigo Pacheco. As duas indicações ainda precisam passar por sabatina no Senado e ter o nome aprovado em plenário.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo