Haddad nega descompromisso do presidente Lula em relação à meta fiscal

Publicado em 30/10/2023 - 15:20 Por Priscilla Mazenotti - Repórter Rádio Nacional - Brasília

Foi a primeira reunião do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com o presidente depois de Lula ter dito, na última sexta-feira, que “dificilmente” o governo iria cumprir a meta de zerar o déficit primário em 2024. Justamente o que prevê o novo arcabouço fiscal aprovado pelo Congresso.

E depois do encontro, o ministro esclareceu: não há nenhum descompromisso do presidente com relação à meta fiscal. Disse que Lula está preocupado e pediu apoio da equipe econômica, principalmente com relação à duas decisões da Justiça que geraram perda de arrecadação. São elas, a que trata da exclusão do ICMS sobre a base de cálculo do PIS e Cofins e a que trata da subvenção de empresas – da ajuda para investimentos de empresas.

O ministro admitiu que a situação é desafiadora, mas que vai buscar, até o fim, o equilíbrio fiscal, inclusive com conversas com líderes no Congresso.

Haddad aproveitou a coletiva para divulgar dois indicados para novas diretorias do Banco Central. São eles: Paulo Pichetti, para a diretoria de Assuntos Internacionais e Gestão de Riscos Corporativos, e Rodrigo Teixeira, para a diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta.

Pichetti é professor de economia da FGV, com mestrado pela USP e doutorado pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Já Rodrigo Teixeira é funcionário de carreira do Banco Central, com mestrado e doutorado pela USP.

São mandatos que terminam agora dia 31 de dezembro.

Os nomes dos indicados foram levados ao presidente Lula, aprovados por ele, após conversas, também, com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e com o do Senado Rodrigo Pacheco. As duas indicações ainda precisam passar por sabatina no Senado e ter o nome aprovado em plenário.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo