A empresa chinesa BYD lançou nesta segunda-feira (3) a pedra fundamental do complexo fabril que vai produzir veículos de passeio e caminhões elétricos no Polo Industrial de Camaçari, na Bahia. A gigante asiática também vai fabricar carros híbridos, chassis de ônibus e processar lítio e ferro fosfato, que são utilizados nas baterias dos veículos.
O investimento da fabricante chinesa será de R$ 3 bilhões, com estimativa de geração de cinco mil empregos. O lançamento da pedra fundamental teve a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin, de ministros, parlamentares e do fundador e CEO Global da BYD, Wang Chuanfu.
A BYD já possui duas unidades em São Paulo e uma em Manaus, para fabricação de chassis e baterias. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico, no mês passado, a empresa assumiu a liderança em veículos eletrificados emplacados no Brasil. Foram mais de 2.100 veículos registrados.
Desde 2009, a China é o maior parceiro comercial do Brasil. Nos oito primeiros meses do ano, o fluxo total de comércio entre os dois países superou a casa dos US$ 100 bilhões. O vice-presidente Geraldo Alckmin ressaltou que a entrada da empresa chinesa também contribui com a tecnologia nacional.
Na tarde desta segunda-feira, Alckmin acompanha o início da expansão da fábrica de pneus Bridgestone, também no Polo Industrial de Camaçari. Ele visita também o Cimatec Park, um campus de quatro milhões de metros quadrados, criado para abrigar universidades parceiras, centros de pesquisa e startups.
![Fernando Frazão/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) 25/01/2025 – Frequentadores se refrescam na Praia do Flamengo durante semana com alerta de calor extremo. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Edilson Rodrigues/Agência Senado Brasília-01/02/2025 Plenário do Senado Federal durante primeira reunião preparatória destinada à eleição do presidente do Senado Federal. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![EBC industria2016.jpg](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Paulo Whitaker/Direitos Reservados Mosquitos de Aedes aegypti são vistos no laboratório da Oxitec em Campinas](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Joédson Alves/Agência Brasil Brasília (DF) 10/01/2025 - Inflação oficial do país em 2024 é de 4,83%, acima do limite da meta
Percentual é o mais alto desde 2022 (5,79%)
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)