Vendas parceladas no varejo representam 90% do total

Publicado em 02/10/2023 - 21:53 Por Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Quase 90% do varejo brasileiro tem suas vendas parceladas sem juros no cartão de crédito. É o que revela uma pesquisa inédita realizada pela CNC, Confederação Nacional do Comércio, que ouviu seis mil empresas de todos os segmentos e portes do país.  

Segundo a pesquisa, mais de 1 milhão de estabelecimentos do varejo, cerca de 47% do setor, têm até metade das vendas faturadas dessa forma, movimentando cerca de R$ 1,5 trilhão. Para quase 30% dos varejistas, as vendas no parcelado sem juros representam entre 50% e 80% do faturamento. E para outros 13%, a fatia de vendas parceladas é superior a 80%. Cerca de 10% não souberam responder.

Izis Ferreira, economista da CNC responsável pela pesquisa, observa que o cartão de crédito passou a ser mais usado no período pós pandemia devido às dificuldades no orçamento das famílias. 

Para os consumidores, a opção de parcelar sem juros é sempre uma boa alternativa para fazer o dinheiro do mês render mais. A administradora de empresa Celia Negrão costuma usar o parcelamento sem juros para compras acima de 300 reais, mas sempre controla os gastos para não acumular muitas parcelas e acabar se endividando. 

Já a pedagoga Emília Feitosa diz que recorre ao parcelamento para tudo que compra.  

Na semana passada a CNC entregou ao Ministério da Fazenda, um estudo que embasa o posicionamento da entidade para que seja mantido o parcelamento sem juros, além da racionalização da taxa de juros do rotativo do cartão de crédito.  

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque

Últimas notícias
Economia

Lula assina decreto para aumentar oferta de gás natural

Aumentar a oferta de gás natural no país. O presidente Lula assinou, nesta segunda-feira, um decreto como parte da Política Nacional de Transição Energética, voltada também para o setor de combustíveis.

Baixar arquivo
Geral

Light prevê concluir blindagem da rede elétrica no RJ até dezembro

Atualmente, a caça às ligações clandestinas se concentra na zona oeste da capital e nos municípios da Baixada Fluminense, que apresentam altos índices de perdas não técnicas.

Baixar arquivo
Internacional

Venezuela: González se recusa a depor e alega interferência política

A procuradoria alega que a convocação é para investigar supostos delitos atribuídos a González, entre eles, usurpamento de funções, forjar documentos públicos, instigar a desobediência das leis, crimes digitais, associação e conspiração.

Baixar arquivo
Esportes

Paralimpíadas: equipe feminina de vôlei sentado se destaca nos pódios

Bronze nos Jogos Rio 2016 e em Tóquio 2021, as brasileiras estreiam em Paris contra a Alemanha, na sexta-feira (30).

Baixar arquivo
Geral

Por segurança, aulas são suspensas no Complexo da Maré

Alunos das 24 escolas municipais localizadas no Complexo da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, estão sem aulas nesta segunda-feira.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus prevê crescimento do PIB de 2,43% em 2024

Por outro lado, a previsão da inflação subiu pela sexta semana seguida e pode fechar o ano a 4,25%.

Baixar arquivo