Vendas parceladas no varejo representam 90% do total

Publicado em 02/10/2023 - 21:53 Por Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Quase 90% do varejo brasileiro tem suas vendas parceladas sem juros no cartão de crédito. É o que revela uma pesquisa inédita realizada pela CNC, Confederação Nacional do Comércio, que ouviu seis mil empresas de todos os segmentos e portes do país.  

Segundo a pesquisa, mais de 1 milhão de estabelecimentos do varejo, cerca de 47% do setor, têm até metade das vendas faturadas dessa forma, movimentando cerca de R$ 1,5 trilhão. Para quase 30% dos varejistas, as vendas no parcelado sem juros representam entre 50% e 80% do faturamento. E para outros 13%, a fatia de vendas parceladas é superior a 80%. Cerca de 10% não souberam responder.

Izis Ferreira, economista da CNC responsável pela pesquisa, observa que o cartão de crédito passou a ser mais usado no período pós pandemia devido às dificuldades no orçamento das famílias. 

Para os consumidores, a opção de parcelar sem juros é sempre uma boa alternativa para fazer o dinheiro do mês render mais. A administradora de empresa Celia Negrão costuma usar o parcelamento sem juros para compras acima de 300 reais, mas sempre controla os gastos para não acumular muitas parcelas e acabar se endividando. 

Já a pedagoga Emília Feitosa diz que recorre ao parcelamento para tudo que compra.  

Na semana passada a CNC entregou ao Ministério da Fazenda, um estudo que embasa o posicionamento da entidade para que seja mantido o parcelamento sem juros, além da racionalização da taxa de juros do rotativo do cartão de crédito.  

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque

Últimas notícias
Geral

Após apagão em Manaus, ONS e e Amazonas Energia investigam causas

O Ministério das Minas e Energia criou uma sala de situação em conjunto com o Operador Nacional de Energia (ONS) e a Amazonas Energia para entender porque houve desligamento dos Circuitos 1 e 2 da linha de transmissão Lechuga-Manaus.

Baixar arquivo
Geral

Domínio de grupos armados no RJ dobra em 16 anos

As informações são do Mapa dos Grupos Armados, lançado nesta segunda-feira. O Mapa é uma parceria entre o Instituto Fogo Cruzado e o Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos, da Universidade Federal Fluminense.

Baixar arquivo
Geral

MP de São Paulo denuncia esquema envolvendo empresas de ônibus

A Operação Fim da Linha investiga suposto esquema de lavagem de dinheiro, por meio de empresas de ônibus que circulam na capital paulista.  

Baixar arquivo
Economia

Ipea: inflação cai e alívio é maior para famílias de alta renda

A inflação desacelerou para todas as faixas de renda no mês de março.

É o que aponta o Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda divulgado nesta segunda-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Baixar arquivo
Justiça

Enel vai recorrer da decisão da justiça sobre atendimento a clientes

Justiça de São Paulo determinou que Enel cumpra o prazo de um minuto para atender cliente por telefone/whatsapp e o prazo máximo de 30 minutos para atendimento presencial na empresa. 

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Federal investiga barco com corpos no litoral do Pará

A perícia no barco com corpos à deriva, encontrado no litoral do Pará, deve começar nesta segunda-feira, pela Polícia Federal.

Baixar arquivo