Banco Central reduz taxa de juros e Selic fica em 12,25% ao ano

Publicado em 01/11/2023 - 21:18 Por Gésio Passos - Repórter Rádio Nacional - Brasília

O Banco Central reduziu, pela terceira vez consecutiva, a taxa de juros básicos da economia. A decisão foi pela redução de 0,5%, o que deixa a taxa Selic em 12,25% ao ano.

A taxa de juros do país chegou ao menor nível desde maio do ano passado.

O Comitê de Política Monetária, órgão do Banco Central que estabelece os juros, apontou para novos cortes de 0,5% nas próximas reuniões.

Mas o Banco Central alerta que o cenário econômico exige cautela dos países emergentes. Já que o ambiente externo continua adverso, com a elevação dos juros nos Estados Unidos, a inflação elevada em diversos países e tensões geopolíticas, especificamente o conflito Israel-Hamas.

No Brasil, os indicadores seguem para uma desaceleração da economia nos próximos trimestres. O Copom projeta uma inflação para 4,7% em 2023.

A Selic é o principal instrumento do Banco Central para controlar a inflação. O acumulas do IPCA - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - que mede a inflação -  dos últimos 12 meses chegou a 5,19%.

A Selic também influencia o crédito para crescimento da economia do país. Quanto mais alta, menor o estímulo para consumo e investimento.

A Confederação Nacional da Indústria se posicionou após a decisão do Banco Central, e disse que o corte da Selic é insuficiente para impedir a queda do crescimento econômico. A CNI disse que espera cortes mais intensos na taxa de juros próximas reuniões, uma vez que o cenário é de controle da inflação.

Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Internacional

Internacional: primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, sofre atentado

Robert Fico permanece internado em estado gravíssimo, porém estável. Ele se tornou no primeiro líder político europeu a sofrer uma tentativa de assassinato em mais de 20 anos.

Baixar arquivo
Política

TSE estabelece critérios para fraudes à cota de gênero nas eleições

Prestação de contas zerada e ausência de atos efetivos de campanha são exemplos dos critérios que configuram fraude á cota. A medida orienta partidos já para as eleições municipais deste ano.

Baixar arquivo
Justiça

Judiciário repassa R$ 130 milhões para Rio Grande do Sul

Durante a reunião preparatória para o próximo Encontro Nacional do Poder Judiciário, ministro do STF Luís Roberto Barroso comentou o repasse para os gaúchos. 

Baixar arquivo
Geral

Municípios gaúchos vão receber R$ 186 milhões para recuperação

Recursos vão ser liberados pelo governo federal para ações de Defesa Civil. Nesse primeiro momento, 235 planos de recuperação foram aprovados. Outros 94 estão em análise.

Baixar arquivo
Saúde

Manifestantes reivindicam retorno do aborto legal em São Paulo

Cremesp afirma que respeita o direito da mulher ao aborto legal. Prefeitura diz que o serviço de aborto legal tem funcionado em outras unidades de saúde municipais. 

Baixar arquivo
Geral

RS: prefeitura de Pelotas alerta para novos alagamentos

O canal de São Gonçalo bateu o recorde histórico de 2,89 metros, um centímetro a mais do registrado na enchente de 1941.

Baixar arquivo