Empregos com carteira assinada tiveram saldo positivo em outubro

Publicado em 28/11/2023 - 19:36 Por Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os empregos com carteira assinada tiveram saldo positivo em outubro. Os números foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego nesta terça-feira (28).

De acordo com o Novo Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados da pasta, foram 1.941.281 admissões contra 1.750.915 desligamentos em outubro.

Com isso, o saldo de emprego formal com carteira assinada no mês chegou a 190.366.

O resultado representa uma queda de 7,19% em relação a setembro e um aumento de 18,76% em relação a outubro do ano passado.

Dos 5 grandes setores da economia, 4 tiveram saldo positivo. O maior foi em Serviços, que respondeu por 46% das contratações formais.

Na sequência, ficaram Comércio, Indústria e Construção Civil. Segundo o Ministério do Trabalho, apenas a Agropecuária teve um pequeno saldo negativo. Como explicou o subsecretário de Estudo e Estatísticas da pasta, Felipe Pateo.

Entre os Estados e o Distrito Federal, apenas Roraima teve saldo negativo de contratações. São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná tiveram os maiores saldos positivos, ficando com 54,20% do total.  

O salário real médio de admissão em outubro foi de R$ 2.029,33, uma queda de 5 reais em relação ao mês anterior.  Mas, um aumento de 16 reais em relação a outubro de 2022.  

Em relação os grupos populacionais, todos também tiveram desempenho positivo: homens, mulheres e pessoas com deficiência. Além de pessoas pardas, brancas, amarelas e indígenas.  

No ano, o saldo acumulado chegou a 1.784.695 postos formais gerados.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, em outubro, 44.229.120 pessoas estavam com carteira assinada no país.

Edição: Roberta Lopes / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Política

Há 92 anos as mulheres conquistavam o direito de votar no Brasil

No Brasil também há uma legislação que determina cota mínima de gênero para candidatura nas eleições legislativas. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal prende suspeito por tentar invadir Palácio da Alvorada

O presidente Lula estava dentro da residência oficial no momento no incidente 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

MDHC rechaça fake news sobre tráfico de crianças na Ilha do Marajó

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania divulgou nota alertando para a propagação de fake news com denúncias sobre a exploração sexual e o tráfico de crianças na Ilha do Marajó, no Pará.

Baixar arquivo
Segurança

Agentes da Força Nacional reforçam buscas por fugitivos em Mossoró

Mais de 500 polícias de diversas forças compõem a força tarefa de buscas por Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento. Os dois usaram ferramentas de uma obra que era realizada no presídio para fugir. 

Baixar arquivo
Esportes

Justiça Desportiva pune Sport por ataque a ônibus do Fortaleza

A decisão do presidente do tribunal, José Perdiz, reconheceu que o Sport, como clube mandante da partida, não se comprometeu com a segurança dentro e fora do estádio. Yuri Romão, presidente do clube, lembrou de casos recentes de ataques a ônibus de adversários que não tiveram a mesma punição 

Baixar arquivo
Geral

Terminal Gentileza é inaugurado no Rio

O terminal vai conectar os serviços do mais novo corredor de BRT, o Transbrasil, com o VLT e linhas de ônibus municipais. O nome do terminal faz referência a José Datrino, o Profeta Gentileza, que ficou conhecido por pinturas com mensagens em colunas de viadutos no Rio

Baixar arquivo