O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, se reuniu com representantes das companhias aéreas. Na pauta do encontro, medidas para reduzir o preço das passagens.
Em 10 dias as companhias aéreas devem apresentar um plano com alternativas para reduzir o preço das passagens. O anúncio foi feito pelo ministro Costa filho, na noite desta terça-feira.
Representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Secretaria de Aviação Civil, e da associação das empresas aéreas também participaram do encontro.
O ministro Costa Filho destacou a mobilização do governo federal para diminuir o preço das viagens de avião.
O preço das passagens aéreas vem subindo nos últimos meses. Segundo o Ipca 15 de outubro, calculado pelo Ibge, viajar de avião ficou 23,75% mais caro. As companhias aéreas alegam que a maior parte dos custos, cerca de 40%, se deve ao querosene de aviação.
Mas segundo o ministro dos Portos e Aeroportos, a Petrobras reduziu o preço do combustvel em 14% em 2023. Costa Filho também destacou que as companhias aéreas alegaram que ainda sofrem impacto da pandemia.
Apesar do preço mais salgado das passagens, há expectativa de crescimento do setor. Segundo o ministério de Portos e Aeroportos, a quantidade de passageiros domésticos deve aumentar 15% este ano, chegando a quase 100 milhões.