Natal deve movimentar R$ 69 bilhões este ano

Televisões, computadores e celulares estão mais baratos

Publicado em 14/12/2023 - 20:53 Por Carolina Pessoa - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

As vendas de Natal, principal data comemorativa para o comércio, devem aumentar 5,6% em relação ao ano passado. A previsão é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, que aponta que a data deve movimentar quase 69 bilhões de reais. É o maior crescimento em quatro anos, embora ainda esteja em níveis abaixo do período pré-pandemia.

Entre os destaques deste ano estão o setor de hiper e supermercados, liderando a movimentação financeira, com 38,6% do volume total de vendas. Em seguida estão vestuário, calçados e acessórios e lojas de artigos de uso pessoal.

O economista da CNC responsável pela pesquisa, Fabio Bentes, aponta os fatores que levaram a esse resultado.

“A taxa de desemprego, por exemplo, tem recuado, isso ajuda o varejo. As taxas de juros têm cedido também, isso ajuda determinados segmentos do comércio. E a taxa de câmbio. O Natal é uma data comemorativa bastante dolarizada, e sempre que a taxa de câmbio recua isso favorece as importações”, explica Bentes.

A CNC aponta ainda que presentes mais caros, como televisões e computadores, tiveram redução de preço de em média 9,4%, na comparação com o ano passado. O preço dos celulares também caiu 5,9%.

Entre os estados com maiores projeções de vendas estão São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Edição: Tâmara Freire / Fran de Paula

Últimas notícias
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo
Justiça

E-mail indica que Samarco conhecia risco de colapso em Mariana

Um e-mail enviado por um ex-executivo da mineradora inglesa BHP ao conselho de administração da Samarco está sendo utilizado pela defesa dos atingidos pela tragédia de Mariana (MG) como prova de que a empresa sabia dos riscos de rompimento da barragem.

Baixar arquivo
Saúde

Mortes por dengue em 2024 já superam as do ano passado em 37%

São 1.601 óbitos confirmados neste ano. Outras 2 mil mortes estão em investigação, e o total de casos da doença já passa de 3,5 milhões.

Baixar arquivo
Cultura

Programação do aniversário de Brasília tem show de Alok neste sábado

O palco para a atração do DJ é em formato de pirâmide e tem quase 30 metros. O show dele deve ocorrer a partir das 21h30, mas antes disso já vai ter muita música por lá. 

Baixar arquivo
Justiça

Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União

O ministro do Supremo Tribunal Federal prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais pagar a sua dívida com a União. Esse prazo se encerraria neste sábado (20).

Baixar arquivo
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extraordinários

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo